pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Tamar promove eventos e participa de jogos e debates durante a Semana do Meio Ambiente

05/06/2012 - O Projeto Tamar comemora a Semana do Meio Ambiente com programação especial em suas bases e Centros de Visitantes localizados em vários estados brasileiros. ↓

O Projeto Tamar comemora a Semana do Meio Ambiente com programação especial em suas bases e Centros de Visitantes localizados em vários estados brasileiros. Os eventos envolvem as comunidades costeiras e incluem palestras, debates, jogos, trilhas, limpeza de praias, exibição de videos e peças de teatro.

BAHIA
O Centro de Visitantes/Museu a Céu Aberto da Tartaruga Marinha da Praia do Forte comemora a Semana do Meio Ambiente com programação especial (4 a 10/6). Durante esse período o público poderá participar de visitas orientadas, rodadas de jogos com temas ambientais (como o Jogo da Carta da Terra, do Instituto Harmonia na Terra, em parceria com o Baleia Jubarte, Jogue Limpo, Centrotour, Tivoli e empresários locais), ver filmes no Cine Tamar, e curtir a exposição fotográfica Macro Vidas - Detalhes do fundo do mar, de Enrico Marcovaldi. Destaque para o dia do meio ambiente (5/6), que contará com diversas atividades, como pintura facial, contação de história e apresentações do grupo de teatro infantil da Creche Fin Larsen, e do Coral do Mar. A soltura de uma tartaruga marinha reabilitada poderá ser acompanhada pelo público.
A equipe da base de Arembepe realizará palestras em escolas de Salvador, e de Camaçari em parceria com o Grupo Abolição. As equipes de Sauípe e Sítio do Conde apresentarão palestras para colaboradores locais e escolas da região, participando de atividades com as comunidades.

SERGIPE
Durante a Semana do Meio Ambiente, o Oceanário de Aracaju, na praia de Atalaia, comemora aniversário e tem programação especial (5 a 9/6) para os dois eventos. Inclui visitas guiadas, alimentação interativa de animais, palestras e a oficina Como Anda O Nosso Mundo, além de apresentações de várias atrações culturais da região.

CEARÁ
A base do Tamar preparou várias atrações para as comunidades tradicionais, desde o começo do mês, com recepção de escolas no seu Centro de Educação Ambiental e soltura de tartaruga reabilitada com a criançada. Ao longo da semana, tem mostra de videos institucionais sobre os problemas causados pelo lixo ao meio ambiente. As exibições de vídeos que tratam do tema acontecem tanto no Centro de Educação Ambiental do Tamar, como em locais públicos nas comunidades de Torrões, Almofala, Volta do Rio e Sítio Alegre. Em conjunto com as escolas, acontecem ações na praia, como coleta de lixo e palestra para os estudantes. Estão programadas também a exibição de vídeos sobre a pesca responsável para pescadores e uma oficina para donas-de-casa da comunidade da Volta do Rio, sobre a fabricação de sabão com óleo de cozinha.

PERNAMBUCO
Em Fernando de Noronha, a programação da Semana do Meio Ambiente está sendo executada em conjunto pela Administração, Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Secretaria Executiva do Observatório Noronha +20, Escola Arquipélago, Centro de Educação Integrado Bem-Me-Quer, Compesa, ICMBio, Projeto Tamar, Projeto Golfinho Rotador e Associação dos Artesãos. Depois da abertura na Feira Cultural da Sustentabilidade, durante a semana vão ocorrer várias atividades em diversos pontos da ilha: a escola Bem-Me-Quer, Centro de Visitantes e Viveiro de Mudas Nativas do Tamar. Também estão programadas visitas a hospedarias com práticas sustentáveis, hortas, e coleta de lixo nas praias.

ESPÍRITO SANTO
Várias bases do Tamar no Espírito Santo têm eventos programados para a Semana do Meio Ambiente. Em Regência, vão acontecer caminhadas e oficinas de artes com o lixo recolhido na praia. Em Anchieta, tem exibilção do filme A Era do Gelo, no Cine Tamar, gincana ecológica na praia, oficina com garrafas pet e exposição na Samarco.
No Centro de Visitantes de Guriri, diariamente, acontecem visita guiada e alimentação assistida, exposição do lixo e suas transformações, plantio de mudas, oficinas de reciclagem com caixa de leite e a Pinte na Rota das Tartarugas Marinhas, além da palestra sobre fotopoluição: A luz e as tartarugas.
Na base de Povoação, estão programados mutirão de limpeza de praia com as crianças e oficina para confecção de cestas de lixo, bandejas e vasos, tudo com material reciclado, como jornal e papelão. Na ilha de Trindade, vai ter a Olimpoit, com várias modalidades de jogos (4 e 5/6). No dia 6, o Tamar fará soltura de filhotes. Em Vitória, haverá palestra Projeto Tamar - biologia e conservação das tartarugas marinhas , na sede do Senac.

SÃO PAULO
Durante a semana do meio ambiente, a base de Ubatuba fará atendimento especial às escolas e aos visitantes. No Dia do Meio Ambiente, o Tamar/Ubatuba participa de exposição coletiva no calçadão do centro da cidade, com banners, réplicas e oficina de papel reciclado. À noite, tem exibição do filme Dias de Caiçara . Durante a semana, o Tamar participa ainda de um mutirão de limpeza da praia do Itaguá e promove, em parceria com o Aquário de Ubatuba, a palestra Filhas de peixe, peixinhas são, das irmãs Klink, filhas do navegador Amir Klink. No Dia dos Oceanos, 8/6, tem mutirão sub-aquático, teatro de fantoche Florestamar, com o grupo Pro-Fauna, e o cine club especial Winter: o golfinho. Dia 9, o show do cantor e compositor Luís Perequê fecha a programação.

SANTA CATARINA
Na base de Florianópolis, na Barra da Lagoa, o show de João Donato e Septeto Tamarear, com apoio do Bradesco Pé Quente, abriu a programação que vai até o dia 10. Inclui recreação educativa e pintura facial para as crianças, alimentação interativa dos animais, visitas monitoradas para grupos escolares e apresentação do grupo folclórico de boi-mamão, Arreda Boi.

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR UBATUBA - SP

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras