pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Nosso verde também depende do azul é o tema do Viva a Mata

05/05/2012 - Acontece nesse mês de maio (18 a 20/5), no Parque Ibirapuera, em São Paulo/SP, a oitava edição do Viva a Mata, maior evento brasileiro em prol da Mata Atlântica. ↓

Nosso verde também depende do azul é o tema do Viva a Mata

Quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil estão presentes no litoral paulista

Acontece nesse mês de maio (18 a 20/5), no Parque Ibirapuera, em São Paulo/SP, a oitava edição do Viva a Mata, maior evento brasileiro em prol da Mata Atlântica. Vai contar com a participação de organizações, instituições, associações e reservas particulares de 14 estados brasileiros, inclusive o Projeto Tamar, que apresentará exposição com as cinco réplicas de tartarugas marinhas e banners informativos, além de desenvolver atividades lúdico-educativas com os visitantes.

“Esta é uma oportunidade de mostrar que quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil estão presentes no litoral paulista e o trabalho de conservação destes animais que o Projeto desenvolve aqui”, afirma o biólogo Henrique Becker, coordenador técnico regional do Tamar/São Paulo, cuja base fica em Ubatuba, onde a Mata Atlântica ocupa mais de 80% de seu território. “O encontro da floresta com o mar oferece uma enorme riqueza natural e cria uma das paisagens mais bonitas do país”, completa.

Promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica, o Viva a Mata tem como tema deste ano Nosso verde também depende do azul e contará com exposição de projetos e iniciativas, palestras, debates, teatro, jogos e diversas outras atrações. A intenção é sensibilizar e conscientizar a sociedade e promover a troca de informações entre os que lutam pela conservação desta floresta, demonstrando a importância da zona costeira e dos ecossistemas marinhos.

A floresta Atlântica ainda guarda, apesar de séculos de destruição, a maior biodiversidade por hectare entre as florestas tropicais. Também garante o abastecimento de água para milhões de pessoas, protege a estabilidade das encostas litorâneas, contribui para o equilíbrio do clima e é uma das cinco áreas naturais mais ameaçadas do planeta.

“Temos oito mil quilômetros de costa, pretendemos apresentar às pessoas como o mar e o nosso litoral influenciam diretamente as nossas vidas. Se não tivermos mais cuidado, vamos comprometer ainda mais os nossos recursos naturais”, destaca Marcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da SOS Mata Atlântica.

 

Tartaruga Tartaruga-verde ou Tartaruga-aruanã

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras