pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Tamar fecha balanço das suas ações de inserção social no país em 2011

23/04/2012 - O Projeto Tamar/ICMBio acaba de fechar o balanço do trabalho que realiza, há 32 anos, junto às comunidades costeiras onde atua e mantém bases de pesquisa e conservação das tartarugas marinhas. ↓

Tamar fecha balanço das suas ações de inserção social no país em 2011

Oportunidades de desenvolvimento socioeconômico local

O Projeto Tamar/ICMBio acaba de fechar o balanço do trabalho de inserção social que realiza, há 32 anos, junto às comunidades costeiras onde atua e mantém bases de pesquisa e conservação das tartarugas marinhas. Através de diversos programas, executados pela Fundação Pró-Tamar, o Projeto adota três linhas básicas de ação: educação ambiental e desenvolvimento sustentável; geração de emprego e renda e inclusão social.

Educação ambiental - Com o objetivo de sensibilizar sobre a importância da conservação das tartarugas marinhas e do meio ambiente de forma geral, as ações de educação ambiental não formal se desenvolvem nos Centros de Visitantes, espaços de visitação pública mantidos pelo Projeto junto às suas bases, e outros locais fora deles, como as escolas e entidades diversas. Nesses espaços o Tamar promove palestras, exposições e outras intervenções, dirigidas a estudantes, turistas, pescadores e as comunidades locais - e especialmente a população que se encontre em situação de risco.

Em 2011, os Centros de Visitantes atenderam gratuitamente cerca de 190 mil pessoas, incluindo os estudantes da maior parte das quase 1.600 escolas recebidas. Campanhas, solturas de tartarugas marinhas, palestras, exposições, programas de ecoturismo e atividades nas escolas, atingiram ainda cerca de 370 mil pessoas, durante o mesmo período.

Emprego e renda - O Tamar gerou, em 2011, cerca de 700 empregos diretos, através da Fundação Pró-Tamar. Desse total, 473 postos de trabalho foram ocupados por membros das comunidades litorâneas. O programa de geração de emprego e renda é um dos recursos utilizados pelo Projeto para envolver as comunidades na execução do programa de conservação das tartarugas marinhas. Ao mesmo tempo, oferece também oportunidades de desenvolvimento socioeconômico local e melhoria da qualidade de vida das famílias que vivem nas regiões onde atua.

Inclusão social - Já o programa de inclusão social atendeu em 2011 mais de 900 pessoas, através de incentivos e apoios formais a grupos produtivos, ou desenvolvendo serviços, programas e projetos de valorização cultural e socialização de famílias e de indivíduos.

Através da Fundação Pró-Tamar, o Projeto promove ou apóia atividades ou serviços que representem alternativas econômicas independentes para as comunidades costeiras. Para definir as prioridades, obedece as demandas e características de cada lugar, além de considerar a extensão da vulnerabilidade social registrada. 

A Fundação Pró-Tamar - A Fundação Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas - Pró-Tamar é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Dá suporte às atividades de pesquisa e conservação das tartarugas marinhas desenvolvidas pelo Projeto Tamar, através de 23 bases instaladas em nove estados brasileiros.  

É reconhecida como de utilidade pública em níveis municipal, estadual e federal, e inscrita desde 2000 no Conselho Municipal de Assistência Social da sede de seu município (Mata de São João/BA). Anualmente, a Fundação Pro-Tamar se reporta ao Ministério Público do Estado da Bahia e ao Ministério da Justiça, apresentando suas contas e relatórios sobre suas atividades.

Em 2006, requereu o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social. Pela Resolução nº 191/05 do CNAS e Decreto nº 6.308/07, a Fundação Pró-Tamar se enquadra como entidade de Assistência Social de Assessoramento e de Defesa e Garantia de Direitos. Isso porque, conforme a Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS (Lei nº 8.742/1993) e a Política Nacional de Assistência Social - PNAS e prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos e para a construção de novos direitos; também promove a cidadania, com suas normas operacionais, a Pró-Tamar mantém, de forma continuada, permanente e planejada, serviços, programas e projetos voltados enfrentamento das desigualdades sociais, fortalecimento dos movimentos sociais e das organizações de usuários, formação e capacitação de lideranças.

Nestas ações, a Pró-Tamar busca alternativas viáveis para conciliar a conservação do meio ambiente e o enfretamento da pobreza. Elas são desenvolvidas respeitando as diversas formas de representação e tradições culturais locais e representam um estímulo à valorização dos territórios dessas comunidades litorâneas.

Tartaruga Tartaruga-oliva

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR VITÓRIA - ES

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras