pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Programa Tamarzinhos inicia novas turmas na Praia do Forte

19/04/2012 - Estimular nas crianças o desenvolvimento de uma consciência conservacionista diante das transformações sociais e ambientais que as rodeiam é um dos objetivos dos educadores. ↓

Programa Tamarzinhos inicia novas turmas na Praia do Forte

O contato com a tartaruga desperta o interesse pela conservação

O Programa de Educação Ambiental Tamarzinhos iniciou no mês de abril o Curso de Introdução à Conservação Marinha que abre as atividades do programa e forma a turma de 2012. Até o final do mês, 40 crianças de 10 a 14 anos, residentes na Praia do Forte e redondezas, serão selecionadas para ingressar no Programa que tem um ano de duração e acontece em turnos alternados aos escolares. Estimular nas crianças o desenvolvimento de uma consciência conservacionista diante das transformações sociais e ambientais que as rodeiam é um dos objetivos propostos pelos educadores.

As atividades realizadas semanalmente oferecem palestras com pesquisadores, oficinas educativas como estudo do meio, contadores de histórias, teatro, pesca sustentável, artesanato, culinária, trilhas interpretativas, música. As crianças também acompanham o trabalho de campo junto com os tartarugueiros, e podem ver como se faz para encontrar as desovas, marcar os ninhos e presenciar o momento em que as fêmeas chegam à praia para colocar os ovos. O Programa permite incluir os membros da comunidade nas ações de conservação e contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem onde o Tamar atua. Entender qual a visão que as crianças têm de seu entorno é uma das principais ferramentas para a promoção da valorização cultural, das práticas ambientalmente sustentáveis e da proteção dos diversos ecossistemas dentro dos quais a Vila da Praia do Forte se insere.

Diminuição da evasão escolar

A programação oferecida às crianças continuamente destaca a importância da educação formal e estimula a permanência na escola. Com autorização dos pais ou responsáveis, as crianças participam de diversas atividades e tem acompanhamento periódico do rendimento escolar, requisito fundamental para participar do Programa, que existe desde 1995. O objetivo é promover os valores, conhecimentos e habilidades necessários para a construção de sociedades responsáveis e socialmente justas.

O trabalho de conservação ambiental exige a integração de componentes biológicos, sociais, culturais e econômicos. Desde a criação do Tamar em 1980, o Projeto busca envolver as comunidades litorâneas próximas às áreas de desova e alimentação das tartarugas marinhas nas ações, incentivando a formação de consciência crítica sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e da preservação da cultura local.

 

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR AREMBEPE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras