pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Descubra a História Fascinante da Tartaruga-de-Pente de Pipa/RN

11/03/2024 - A incrí­vel fidelidade de uma tartaruga-de-pente às praias de Pipa tem surpreendido os pesquisadores ao longo dos anos. ↓

Uma tartaruga-de-pente monitorada e marcada desde a temporada 2009/2010, recebeu o registro BR57944/BR57945 e foi avistada subindo as praias de Chapadão, Minas e Sibaúma em Pipa, Tibau do Sul/RN, nada menos que 30 vezes entre 2010 e 2024.

O primeiro encontro com o animal de 70 kg ocorreu em 2010, e o reencontro em 2012 revelou um aumento de peso para 74,6 kg. Estima-se que ao longo das temporadas, essa tartaruga desovou cerca de 23 vezes, contribuindo para o nascimento de aproximadamente 2000 filhotes. A presença constante desse exemplar nas estações de desova é um testemunho da sua resistência diante das ameaças enfrentadas pelas tartarugas marinhas atualmente.

Eduardo Lima, coordenador de conservação e pesquisa da Fundação Projeto TAMAR em Pipa, ressalta a importância desse achado e destaca a notável fidelidade da tartaruga às praias de Pipa ao longo dos anos. A tartaruga-de-pente, que pode atingir até 114 cm de comprimento e pesar 80 kg, escolhe o litoral norte da Bahia, Sergipe e o litoral sul do Rio Grande do Norte para desovar, sendo um dos pontos focais para preservação dessa espécie ameaçada.

Com sua dieta variada de esponjas, corais, anêmonas e algas, a tartaruga-de-pente prefere habitar áreas de recifes de corais e costões rochosos em águas rasas. Sua presença na região não apenas encanta, mas também destaca a importância da conservação marinha e do esforço contínuo para proteger essas criaturas magníficas e essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas oceânicos.

A Fundação Projeto TAMAR atua em Pipa desde 2002 protegendo 19,5 km de praias onde desova principalmente a tartaruga-de-pente, espécie ameaçada de extinção. São monitoradas cerca de 1.000 desovas  na área, por ano.

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR ARACAJU – OCEANÁRIO - SE

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras