pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Guriri - ES

Guriri

Guriri

Guriri

Guriri

  • ex
  • ex
  • ex
  • ex
  • ex

Av. Oceano Atlântico s/n, lado norte. São Mateus –ES
Tel:  (27) 3761-2104/ 99995-1178
O atendimento será realizado apenas para escolas pré-agendadas.
De segunda a sexta, das 09h às 12h e das 14h às 17h.

Guriri é uma ilha, com cerca de 12 mil moradores, que se tornou um balneário de veraneio, época em que a população flutuante chega a 100 mil pessoas. É também um exemplo de conservação das praias: mesmo registrando grande fluxo turístico, consegue adequar a iluminação e evitar a construção de barracas nas áreas onde ocorrem as desovas de tartaruga marinha.

A base de pesquisa do Tamar em Guriri foi implantada em 1988, com sede provisória no centro do balneário. A sede atual, incluindo o Centro de Visitantes, foi inaugurada em 1992, em terreno cedido pela Prefeitura Municipal de São Mateus. Hoje, o Centro de Visitantes/Museu Aberto das Tartarugas Marinhas de Guriri recebe cerca de 70 mil visitantes/ano.

Entre os principais atrativos estão um aquário e dois tanques de observação de tartarugas, sala de vídeo, e exposição de réplicas e silhuetas em tamanho natural das cinco espécies de tartarugas marinhas. Na temporada reprodutiva, durante o verão, organiza a soltura de filhotes nos finais de tarde.

Atrações

  • VISITAS
  • ALIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS
  • TANQUES E AQUÁRIOS
  • RÉPLICAS E SILHUETAS
  • NINHOS
  • HISTÓRIA


Logo na chegada, os visitantes (escolas pré-agendadas) são recebidos por monitores que os levam por um roteiro pré-definido, apresentando todos os atrativos. No percurso, falam sobre as tartarugas marinhas e o programa de conservação.


É possível acompanhar o tratador na hora da alimentação dos animais. Esse trabalho é feito diariamente, sempre por volta das 15h. O visitante recebe explicações sobre o comportamento e o ciclo de vida das tartarugas marinhas.


Nos três tanques de observação e crescimento estão quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem na costa brasileira. No aquário, os visitantes ficam mais perto das tartarugas e podem vê-las bem de pertinho.


Este é um espaço interativo. O público pode brincar e fotografar  junto com as silhuetas em madeira e as réplicas em tamanho natural, moldadas em fibra de vidro, reproduzindo fielmente algumas das dimensões das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil. Momento para ouvir curiosidades sobre as espécies e perguntar o que quiser saber para o monitor acompanhante.


O cercado de incubação é uma área na praia, em frente à base e ao Centro de Visitantes, para onde são transferidos ninhos que correm risco de destruição pela ação da maré, ou mesmo aqueles localizados em uma área iluminada dentro do balneário. Na temporada reprodutiva, os filhotes são liberados, geralmente à noite, logo que  nascem.
Na tarde seguinte, a equipe do Tamar realiza a abertura desses ninhos, para soltar as tartaruguinhas que ainda ficaram retidas. No final da tarde, é organizada a soltura coletiva dos filhotes remanescentes, sempre por volta das 17h, com a participação do publico.


A ilha de Guriri, no município de São Mateus/ES, é formada pelo rio Mariricu, ao sul, através de uma foz aberta artificialmente no início do século passado, em Barra Nova; e ao norte pelo rio Cricaré, que desagua no oceano Atlântico, na altura do município de Conceição da Barra. Seu nome origina-se na riqueza da vegetação de restinga, onde a espécie predominante é o Allagoptera arenaria, conhecido popularmente como coquinho de Guriri. Nos extremos da ilha, de 26km2, estão as áreas mais preservadas de restinga e manguezais.

Como chegar

São Mateus está a 220km de Vitória, via BR-101. De São Mateus ao balneário de Guriri são 12 km. O Centro de Visitantes do Tamar fica a 1 km do Centro do balneário. Há ônibus regulares saindo de Vitória para São Mateus (quatro horas de viagem) e de São Mateus para Guriri. Há também dois horários de ônibus direto de Vitória a Guriri.

Ingresso
Grátis.