A base do Pontal do Ipiranga, no Espírito Santo, fica a 52km da sede do município de Linhares e a cerca de 170km da capital, Vitória. É uma região de praias de mar aberto, pouco habitada, caracterizando-se por uma mata de restinga razoavelmente bem conservada, apesar da pressão exploratória por parte de fazendeiros e pequenos proprietários.
A área monitorada pela base compreende os 26km entre a lagoa do Belino e a foz do rio Ipiranga, na localidade de Barra Seca, na divisa entre os municípios de Linhares e São Mateus. Protege cerca de 200 desovas, com 20 mil filhotes por ano de tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta). A de couro ou gigante (Dermochelys coriacea) apresenta registros esporádicos.
Anteriormente, toda a extensão de praia entre a foz do rio Doce e a foz do rio Ipiranga, na divisa com o município de São Mateus, era integralmente monitorada pela base de Povoação. Com o processo de ocupação da região - que antes era uma fazenda de gado desabitada e recebeu, em apenas um ano, cerca de mil casas – foi necessária a implantação da base de Pontal do Ipiranga, que funciona desde 1991.
Caixa Postal 105 - CEP 29.900-970 - Tel (27)9942-4754
Linhares - ES