pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

16 de junho é o Dia Mundial da Tartaruga Marinha!

15/06/2019 - Você sabia que as Tartarugas Marinhas são animais pré-históricos que estão no planeta há pelo menos 120 milhões de anos?.... ↓

Você sabia que as Tartarugas Marinhas são animais pré-históricos que estão no planeta há pelo menos 120 milhões de anos? Elas conviveram com os dinossauros e resistiram a todas as mudanças que os levaram à extinção, há cerca de 65 milhões de anos. São um símbolo de resiliência que tem inspirado diversas culturas pelo mundo: simbolizam a Mãe Terra para a cultura hindu, sabedoria e boa sorte para o povo havaiano, longevidade para os indígenas da América do Norte, além de serem consideradas sagradas em muitas culturas da América Central.

Conhecidas como sentinelas dos mares, às Tartarugas Marinhas funcionam como termômetros da qualidade ambiental. Por serem animais de "sangue frio”, ou seja, sua temperatura corporal varia conforme a temperatura do ambiente, possuem a fisiologia profundamente influenciada pelo meio externo. Essa condição, junto de outras particularidades como colocar vários ninhos numa mesma temporada reprodutiva, fazem com que as tartarugas sejam um organismo ideal para detectar alterações no ambiente, como por exemplo as mudanças climáticas. 

O Dia Mundial da Tartaruga Marinha, celebrado anualmente em 16 de junho, é um dia especialmente dedicado a honrar e ressaltar a importância desses animais fabulosos. Estes generosos seres se doam para nutrir uma vasta cadeia ecológica, afinal, de cada mil filhotes, somente uma ou duas tartarugas chegarão à idade adulta, enquanto o restante irá literalmente “servir” a uma causa maior, o equilíbrio da natureza.

Sua incrível capacidade de navegação é ainda um assunto que intriga o entendimento humano. De alguma forma, as tartarugas marinhas conseguem realizar migrações transoceânicas de forma extremamente precisa, se guiando de um ponto remoto a outro do oceano, mesmo que estejam separados por milhares de quilômetros.

Apesar de fazer parte do conhecimento antigo de marinheiros e povos insulares, a capacidade migratória das tartarugas marinhas nem sempre foi um fato conhecido pela ciência. A partir da década de 1940, um pesquisador americano, Dr. Archie Carr, iniciou criativos experimentos utilizando balões meteorológicos e radiotransmissores amarrados ao casco das tartarugas para acompanhar informações como velocidade de deslocamento e rotas percorridas por esses animais. 

O pesquisador iniciou também um amplo programa de marcação e recaptura em vários locais no Atlântico, desvendando grandes migrações como a das tartarugas da ilha de Ascensão ,localizada próxima ao continente Africano. Os filhotes nascidos nessa ilha eram provavelmente carregados pelas correntes até a costa do Brasil, onde cresciam e depois retornavam ao seu local de nascimento. Centenas de relatos sobre as anilhas eram enviados através de cartas para seu laboratório na Universidade da Flórida, que eram cuidadosamente respondidas junto com uma recompensa de 5 dólares.

Dr. Carr foi provavelmente o indivíduo que mais promoveu a pesquisa e a conservação das tartarugas marinhas no mundo, sendo considerado o “pai” dos estudos sobre esses animais. Sua partida, em maio de 1987, foi uma perda inestimável para os tartarugólogos do mundo inteiro, que eram inspirados por seu fascínio e vasta produção científica. O pesquisador foi responsável pela publicação de dezenas de papers acadêmicos e dez livros, além da criação do mais antigo grupo de pesquisa sobre tartarugas marinhas, a Caribbean Conservation Corporation, hoje Sea Turtle Conservancy. 

Para nos lembrarmos para sempre do importante legado deixado pelo Dr. Archie Carr, o Dia Mundial da Tartaruga Marinha é comemorado na mesma data de seu nascimento, 16 de junho. Neste dia, vários pontos no planeta irão celebrar estes fantásticos animais e convidamos você e sua família para fazer parte desta comemoração. O Projeto TAMAR realizará, entre os dias 15 e 16, diversas atividades ao longo da costa do Brasil para ajudar a educar as pessoas sobre as tartarugas marinhas e seus hábitos. Conheça as programações pelo menu "Visite o Tamar" e participe!

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR FERNANDO DE NORONHA - PE

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras