pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Escolinha do Tamar em Arembepe: 10 anos celebrando a vida

30/11/2015 - Educação ambiental e valorização cultural para a formação de cidadãos. Leia mais. ↓

Escolinha do Tamar em Arembepe: 10 anos celebrando a vida

Tata Meu Boi

Há dez anos nascia em Arembepe/BA a Escolinha do TAMAR, um espaço de educação ambiental, inclusão social e valorização cultural do Programa de Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil. O trabalho de conclusão de curso da turma de 2015  será apresentado em um evento com a participação de pais, alunos e ex-alunos, na sede da Escolinha. O tema desenvolvido este ano foi "Tartaruga Marinha e os Ciclos que se Renovam", trabalhado em forma de uma cartilha produzida pelos alunos, que será lançada no dia 12 de dezembro com apresentação da “Tata Meu Boi”.

Exemplo de sensibilização ambiental para reflexão e construção de valores perante diversas questões socioambientais enfrentadas atualmente, a Escolinha do TAMAR acompanha a história da comunidade, incentivando atitudes positivas no dia a dia na convivência com a natureza. Na apresentação da “Tata Meu Boi” personagens como o boiadeiro e o boi foram substituídos pelo pescador e pela tartaruga marinha, e a história, adaptada à realidade local, é familiar aos alunos.

“Acreditamos que esse processo educativo seja determinante para a identificação dos alunos com o meio ambiente, contribuindo com a formação de cidadãos conscientes e capazes de atuar em seus contextos sociais”, explica a bióloga do TAMAR, Manuela Borja. A cartilha é produzida pelos alunos e mostra o longo ciclo de vida desses animais ainda ameaçados de extinção e os resultados do trabalho de conservação onde a comunidade atua diretamente.

História

O Projeto TAMAR atua em Arembepe, Camaçari/BA desde 1983 desenvolvendo atividades de proteção e manejo das tartarugas marinhas. Com o passar dos anos e o envolvimento do TAMAR com a comunidade, ficou evidente a necessidade de que algo deveria ser feito para minimizar a exposição das crianças e adolescentes aos riscos sociais presentes nesta região, periferia de Salvador.

A Escolinha do TAMAR atende anualmente 60 crianças com faixa etária entre 6 e 14 anos, divididas em duas turmas (matutino e vespertino). As aulas são ministradas gratuitamente 3 vezes na semana por um período de 3 horas, em horário oposto ao da escola regular, condição para participar. Foi idealizada inicialmente como um programa de educação ambiental e inclusão social pela Fundação Pró-TAMAR com apoio da Avina e contou com apoio da Unesco–Criança Esperança para sua implantação.

Outras cartilhas:

Alunos da Escolinha do Tamar finalizaram ano com nova cartilha

Cartilha mostra tradição da pesca e visões de futuro da comunidade

 

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras