pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Escolinha do TAMAR - 15 anos de história para contar.

02/04/2020 - Programa de educação ambiental contribui para a formação de cidadãos conscientes com a conservação do meio ambiente ↓

A Escolinha do TAMAR é um programa de educação ambiental não formal desenvolvido desde 2005 pelo Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar na comunidade de Arembepe, no município de Camaçari, Bahia.

Esta iniciativa educacional desenvolve atividades pedagógicas e culturais com as crianças e os adolescentes da região utilizando a tartaruga marinha como tema principal. Através delas, semeamos a proteção do meio ambiente, nutrindo ideias de uso sustentável dos recursos naturais e de valorização da cultura local, resgatando antigas tradições.



A Escolinha atende anualmente 60 crianças com faixa etária entre 6 e 14 anos e as aulas são ministradas gratuitamente. Há crianças que permanecem muitos anos no programa e é possível ver a transformação delas como cidadãos conscientes e comprometidos com o meio ambiente. É emocionante!!!

Durante seu processo de implantação, o programa contou com a experiência da Fundação Avina e foi apoiado por quatro anos pela Unesco através da Campanha Criança Esperança.

A cada ano é escolhido um tema para direcionar as atividades, sempre relacionados a conservação das tartarugas marinhas. São desenvolvidas diversas atividades lúdicas com acompanhamento dos profissionais do Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar. Como resultado, todo final de ano, é produzida uma cartilha, junto de todas as crianças, unindo todas as atividades. Este material é elaborado com o objetivo de disseminar o conhecimento adquirido entre as famílias dos participantes e demais moradores de Arembepe e região.



O tema a ser trabalhado no ano de 2020 será “Redes Fantasmas e Poluição Marinha”.

O descarte de redes de pesca e de resíduos sólidos, como sacolas plásticas, se caracteriza como uma grande ameaça aos oceanos. A formação de “ilhas de lixo”, áreas oceânicas que contem alta concentração de lixo flutuante em decomposição, representam uma das principais consequências do acúmulo destes materiais em zonas de convergência de correntes oceânicas ao redor do globo. As tartarugas marinhas e outros animais marinhos como golfinhos, baleias, tubarões, focas e aves frequentemente interagem com estes resíduos, o que pode provocar sérias lesões e até mesmo o óbito destes animais.

O objetivo em trabalhar este tema é conscientizar os alunos da dimensão desta ameaça, para que possam de maneira consciente adotar atitudes em sua rotina que contribuam para minimizar o aporte de resíduos nos oceanos. Ao explorar este tema, também será possível demonstrar aos alunos possibilidades de transformar o trabalho com resíduos em uma profissão. Os alunos se transformam em importantes agentes multiplicadores transmitindo o conhecimento adquirido para familiares e diversos membros de sua comunidade.

Exemplo de sensibilização ambiental para reflexão e construção de valores perante diversas questões socioambientais enfrentadas atualmente, a Escolinha do TAMAR acompanha a história de Arembepe incentivando atitudes positivas no dia a dia e na convivência com a natureza. Contribui com o fortalecimento da identidade sociocultural de jovens a fim de que tenham uma consciência cidadã e ambientalmente correta.

Em 2020, a Escolinha completa 15 anos de atuação e traz o orgulho de ter colaborado com a formação de aproximadamente 1000 crianças e adolescentes.

Tartaruga Tartaruga-oliva

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR AREMBEPE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras