pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Pré-Tamar, uma homenagem aos criadores da conservação marinha no Brasil.

22/01/2020 - O evento, que aconteceu no último sábado, contou como tudo começou e homenageou os saudosos protagonistas dessa história. ↓

“Essa é uma história contada sob a luz de estrelas. Mas não de estrelas do firmamento, e sim de estrelas do mar. Estrelas que iluminaram, com sua paixão pelos oceanos, o caminho da conservação que prossegue até hoje dando frutos.” José Truda Palazzo Jr.

E foram com essas lindas palavras que o Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar, com muita emoção e orgulho, deu início às comemorações dos seus 40 anos de atividade. O evento Pré-Tamar, que aconteceu no último sábado, contou como tudo começou e homenageou os saudosos protagonistas dessa história. Para estes, a noite foi um carinhoso reencontro de eternos amigos, para nós, um sincero agradecimento aos criadores da conservação marinha no Brasil.



Lauro Barcellos narrou como, no dia 05 de fevereiro de 1977, estagiários do Museu Oceanográfico da Universidade Federal do Rio Grande que estavam em uma expedição no Atol das Rocas foram acordados aos gritos durante a madrugada. Foi quando se depararam com 11 tartarugas enormes viradas de barriga para cima, 3 delas degoladas pelos 4 pescadores que os guiavam. A cena chocante acabava de despertar nos jovens estudantes a ideia de criar o Projeto Tamar, apoiados pelo Professor Rios, pelo Almirante Ibsen e liderados pelo então estudante de oceanologia José Catuetê, o Catú.

Ilustrada por Edgar Vasques, a narrativa também relembrou os desafios enfrentados, as importantes vitórias e todas as pessoas e instituições que tornaram possível chegar até aqui. Felizmente, hoje as populações das tartarugas marinhas encontram-se em forte recuperação e acabamos de comemorar 40 milhões ao mar. Renovados a cada conquista, continuamos trabalhando muito para, cada vez mais, contribuir para a conservação dos nossos oceanos.



“Isso tudo continua acontecendo hoje em dia graças à consciência da sociedade brasileira, que faz com seu apoio que os projetos de conservação marinha continuem, cada vez mais, conseguindo garantir que a biodiversidade do mar brasileiro tenha futuro, para benefício desta e das futuras gerações de tartarugas, baleias, golfinhos, peixes-boi e pessoas. Sejamos todos, com nossa consciência e nossas ações em defesa da vida, também estrelas do mar como os pioneiros da conservação marinha do Brasil.”
José Truda Palazzo Jr.
 

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR PRAIA DO FORTE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras