pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

TAMAR Praia do Forte torna-se Posto Avançado da Reserva da Mata Atlântica

24/08/2018 - O estado da Bahia é o que mais tem Postos Avançados reconhecidos pelo Conselho Nacional da RBMA. Saiba mais. ↓

TAMAR Praia do Forte torna-se Posto Avançado da Reserva da Mata Atlântica

Paulo Lara (à direita) apresenta a candidatura do Projeto Tamar Praia do Forte

Durante a 26ª Reunião do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA, realizada entre os dia 22 e 25 de agosto de 2018, em Foz do Iguaçu/Paraná, mais 4 instituições foram reconhecidas como Postos Avançados – PA dentro da Área de Proteção Ambiental APA do Litoral Norte: Parque Klaus Peters; Projeto Tamar; Ecoparque da Mata; RPPN LONTRA.

O estado da Bahia é o que mais tem Postos Avançados reconhecidos pelo Conselho Nacional da RBMA, totalizando 15 Postos, sendo 10 destes, fruto do trabalho de divulgação e reconhecimento do Subcomitê da RBMA – SCRBMA-LN, incluindo além dos já citados, os demais: Reserva Sapiranga; Ecoparque Sauípe; Projeto Baleia Jubarte; Parque das Dunas; Fundação Terra Mirim e Centro de Ecologia e Conservação Ambiental – ECOA.

Postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos na RBMA. A Reserva da Biosfera é um modelo de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais, que hoje é adotado internacionalmente. Seus objetivos básicos são a preservação da diversidade biológica, o desenvolvimento de atividades de pesquisa, o monitoramento ambiental, a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações, reconhecida pelo Programa Intergovernamental "O Homem e a Biosfera - MaB", estabelecido pela UNESCO, organização da qual o Brasil é membro.

Para ser reconhecida como um Posto Avançado (PA), aprovado pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA, é necessário que a instituição desenvolva pelo menos duas das três funções básicas da Reserva, nos âmbitos da proteção da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e do conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica.

Para o biólogo Paulo Lara, que apresentou a candidatura do Projeto Tamar Praia do Forte, é uma responsabilidade e um reconhecimento ser Posto Avançado da RBMA, "já somos em Ubatuba desde 2016, e com quase 30 anos no litoral paulista oferecemos ao visitante um olhar integrado entre a natureza e a cultura, entre a floresta e o mar. Agora será a vez da Praia do Forte ser reconhecida com um lugar importante para divulgação da conservação da Mata Atlântica", conta o pesquisador.

Projeto Tamar Praia do Forte-BA

O Centro de Visitantes é um Museu a Céu Aberto da Tartaruga Marinha, espaço amplo ao ar livre, com cerca de 7 mil metros quadrados. Possui de 700 mil litros de água marinhas em viveiros com 4 espécies de tartarugas marinhas, peixes e alguns invertebrados da região. “Cine Tamar” - Sala para projeção de vídeos; Restaurante; Loja com produtos das comunidades costeiras; Espaço infantil e Cultural. Trabalho social e comunitário

Passados 35 anos, o Tamar Praia do Forte desenvolve efetivos programas de inclusão e valorização cultural, recebe a visita de 600 mil pessoas por ano, gera 150 empregos diretos, contribui financeiramente na manutenção do programa de conservação e pesquisa das tartarugas marinhas do Brasil.

Tartaruga Tartaruga-verde ou Tartaruga-aruanã

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR VITÓRIA - ES

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras