pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Anzol circular captura mais um peixe desconhecido

07/10/2010 - Pesquisadores do Projeto Tamar fisgaram dois raros exemplares de um peixe gigante batizado de ‘Dragão Cabeça de Cavalo’. Resultado das pesquisas com anzóis circulares, o lendário peixe será, em breve, apresentado ao público. Leia mais. ↓

Nas profundezas do mar de Praia do Forte, em cerca de 800 m, pesquisadores do Projeto Tamar fisgaram dois raros exemplares de um peixe gigante batizado de ‘Dragão Cabeça de Cavalo’. Resultado de pesquisas científicas com anzóis circulares, que o Tamar vem realizando desde 2006, a descoberta entusiasmou os estudiosos por sua importância e ineditismo. O peixe pode ser de uma espécie ainda não conhecida e, com seus 2,14 m, é um dos maiores exemplares já encontrados em águas brasileiras.

De acordo com Guy Marcovaldi, Coordenador Nacional do Projeto Tamar-ICMBio, a importância científica desta descoberta é significativa e embora ainda estejam identificando adequadamente os exemplares capturados, já se pode perceber que se trata de um peixe difícil de encontrar. “Tanto pode ser o raro Trachipterus jacksonensis como uma espécie ainda não conhecida em águas brasileiras. Os Dragões são bastante raros, com relativamente poucos registros no Brasil e o fato de dois serem capturados em um mesmo local é ainda mais incomum. Da mesma forma, um Dragão com mais de 2 metros de comprimento é ainda mais difícil de ser observado”.

O que se sabe até agora sobre o peixe é que pertence à ordem dos Lampridiformes, a mesma do exuberante Peixe Sol. Como explica o ictiólogo Alfredo Carvalho, colaborador do Projeto Tamar-ICMBio, eles parecem bem diferentes, mas os cientistas classificam esses peixes em uma mesma ordem por semelhanças de seus esqueletos. Por serem tão diferentes são classificados em famílias distintas: o Peixe Sol é um Lampridae e o Dragão é um Trachipteridae. Tanto um como outro são peixes que vivem nas águas abertas do oceano, e o Dragão ocorre em uma zona do mar chamada de mesopelágica, na coluna da água entre os 200 e os 1.000 metros de profundidade.

As pesquisas em águas profundas do Projeto Tamar já reúnem diversas descobertas, incluindo registros de espécies desconhecidas da Ciência em águas do Brasil e do Atlântico Sul. Peixes e crustáceos muito diferentes de tudo o que estamos acostumados a ver têm sido coletados além dos 500 m de profundidade, utilizando as mais diversas técnicas, com destaque para os anzóis circulares.

Os Dragões comem pequenos peixes, lulas, camarões e outros crustáceos pelágicos, que capturam com sua enorme boca em forma de tubo. São geralmente de cor prateada com as nadadeiras vermelho-vivo e podem ter algumas marcas escuras no corpo. Praticamente nada se sabe sobre seus hábitos e reprodução além de que seus ovos são flutuantes, grandes e de cor vermelha.

As lendas sobre Dragões Marinhos do passado, de grande tamanho, que eram vistos na superfície, originaram-se de encontros com peixes como esses capturados no dia 26 de agosto de 2010, na Bahia.

Tartaruga Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR UBATUBA - SP

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras