01/08/2024 - A programação traz uma amostra da diversidade cultural do litoral norte de SP ↓
Começa dia 03 de agosto a programação do 12º Mês da Cultura Popular, na Fundação Projeto Tamar Ubatuba. A valorização de culturas tradicionais é uma das propostas do Projeto Tamar, desde sua criação, nos anos 1980. Fomentar as práticas culturais onde atua, contribui para o fortalecimento social e o reforço na identidade das comunidades, além de aproximar pesquisadores, pescadores e demais moradores locais!
Apresentações musicais e manifestações tradicionais acontecerão ao longo do mês, aos sábados, no Casco Acústico do Projeto Tamar, com entrada franca. Exibição de vídeos, documentários e rodas de conversa complementarão a programação cultural do mês!

Na tarde do dia 03 de agosto, a partir das 14h, o Museu Caiçara fará sua reinauguração ao público, após a reforma de telhado e das paredes de pau-a-pique, confeccionadas conforme práticas locais. O Museu mantém sua sede no Centro de Visitantes do Projeto Tamar, desde 1996.
As 20h, o músico paratiense Luis Perequê apresentará suas composições próprias, que tem a vida caiçara, o mar e a mata atlântica como fontes de inspiração. Em seguida, o Grupo Concertada, que se apresenta mensalmente no Tamar há 13 anos, trará para o público um repertório de MPB, abordando temas das culturas e folclore de várias regiões do País!
No dia 10 de agosto, as 20h, se apresenta no palco do Tamar a Congada de Bastões de São Benedito, do bairro do Puruba. Um pouco antes, a partir das 18h, serão exibidos dois belos documentários: “Seu Dito Fernandes da Congada de Bastões de São Benedito de Ubatuba-SP”, de Felipe Scapino e "O último baile", de Juliana Borges, sobre a Congada de Ilhabela. Em seguida aos vídeos, uma roda de conversa sobre o tema, com representantes das congadas do litoral norte de SP. A noite se encerrará com a apresentação da tradicional Dança das Fitas da comunidade do Itaguá!

Na sexta feira, 16 de agosto, uma programação direcionada às crianças! As 10h, a Comunidade remanescente do Quilombo da Caçandoca vai realizar oficinas de bonecas de pano “abayomi” e de brincadeiras tradicionais da comunidade!
No dia 17, as 19h, será exibido o documentário: “Canoa caiçara Maria Comprida”, produzido pela equipe do Ilha Museu / UNESCO, que mostra o passo a passo da construção de uma canoa caiçara, réplica da canoa ubatubana “Maria Comprida”, famosa pela jornada Ubatuba-Santos realizada em 1973!
As 20h, a programação do mês se encerrará com a apresentação do Grupo Fandango Caiçara de Ubatuba. Praticado com instrumentos artesanais como machete e rabeca, o Fandango caiçara se tornou uma das mais características manifestações da cultura deste povo tradicional que habita o litoral desde o Rio de Janeiro até o Paraná.
Ao longo do mês, estará em exposição a mostra fotográfica “Povos Tradicionais pelo olhar de Wendell Marques”, do jornalista e fotógrafo vale-paraibano que residindo em Ubatuba vem retratando cenas do cotidiano dos povos Caiçara, Indígena e Quilombola que compõe a rica e diversa cultura de Ubatuba!
O 12º Mês da Cultura Popular é uma realização da Fundação Projeto Tamar, em parceria com o Museu Caiçara e com o apoio do IlhaMuseu/Unesco.
Fundação Projeto Tamar participa da Reunião da Rede ASO, na Argentina
Fundação Projeto Tamar participa do Dia Mundial de Limpeza de Praias
Fundação Projeto Tamar no IX Congresso Brasileiro de Oceanografia (CBO’2026)
Uma temporada termina, outra começa e o ciclo da vida continua
Das tartareias às ondas: uma história de sonhos, família e conservação
Novo estudo aponta avanços na conservação das tartarugas marinhas, mas destaca desafios persistentes