pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Termina a 43ª Temporada Reprodutiva das tartarugas marinhas.

22/06/2023 - A Fundação Projeto Tamar monitora as áreas prioritárias pra desova e conservação desde o inicio da década de 1990. ↓

A última temporada reprodutiva das tartarugas marinhas (agosto/2022 a maio/2023) atingiu bons resultados. A Fundação Projeto Tamar, em mais uma temporada de proteção aos ninhos, monitorou de forma contínua e ininterrupta cerca de 700 km de praias de desovas do litoral e das ilhas oceânicas de Trindade e Fernando de Noronha. Cooperações técnicas com universidades e instituições do Brasil e do exterior colaboraram para aprimorar a geração de conhecimento. Garantir a qualidade das estratégias de conservação aplicadas na proteção de fêmeas e ninhos, foi a principal meta da equipe de campo do Projeto Tamar.

No litoral dos estados do Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, e das ilhas oceânicas de Fernando de Noronha-PE e Trindade-ES foram mais de 23.000 ninhos, com uma estimativa de nascimento de cerca de 2 milhões de filhotes. Dos ninhos protegidos, 9.104 foram de tartaruga-cabeçuda, 8.010 de tartaruga-oliva, 3.119 de tartaruga-verde, 2.747 de tartaruga-de-pente e 43 de tartaruga-de-couro. Merece destaque o retorno do monitoramento das praias da Ilha de Trindade, após 2 temporadas sem nenhuma atividade da Fundação na ilha, devido à pandemia. Este monitoramento acontece graças ao apoio imprescindível da Marinha do Brasil, através do Programa Pró-Trindade.

Estes resultados são frutos dos esforços contínuos de conservação e pesquisa, das atividades de sensibilização e de educação ambiental desenvolvidas em todas as bases e centros de visitantes, associações de pescadores, empreendimentos e programas específicos realizados com as comunidades locais do entorno das praias de desovas.

Assim, as populações das cinco espécies de tartarugas marinhas que se reproduzem no Brasil continuam apresentando sinais de recuperação, observados através dos totais de desovas registradas a cada temporada reprodutiva. Promover a recuperação das populações de tartarugas marinhas, desenvolvendo ações de pesquisa, conservação e inclusão social, é a missão da Fundação Projeto Tamar.

Tartaruga Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR AREMBEPE - BA

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras