pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Campanhas de sensibilização ambiental

Nossa Praia é a Vida 
As atividades da campanha Nossa Praia é a Vida são direcionadas principalmente a usuários de praia, incluindo moradores, turistas, veranistas e funcionários de empreendimentos. As atividades são aplicadas de acordo com o contexto e as ameaças à sobrevivência das tartarugas marinhas em cada local, abrangendo: aberturas de ninhos, caminhada de filhotes para o mar e retorno ao mar de tartarugas marinhas reabilitadas, tartarugadas, limpeza de praia e campanhas para abordar o problema do lixo no mar, entre outras.


Resultados positivos dessas ações já podem ser observados como a iniciativa espontânea de moradores de condomínios, donos de barracas e empreendimentos instalados em áreas onde há desovas para ajudar a minimizar os problemas causados às tartarugas marinhas.
Participam do controle de veículos que transitam nas praias e nos condomínios, além de ajudar na divulgação de boas maneiras no uso das praias, redução do lixo e adequação da iluminação artificial na orla. Vale lembrar que as luzes artificiais são uma grande ameaça no período da desova, pois podem desorientar os filhotes de tartarugas, que ao nascerem, ao invés de procurarem o mar, vão em direção à luz e morrem geralmente por insolação.

Nem Tudo que Cai na Rede É Peixe 
A Fundação Projeto Tamar realiza diversas ações direcionadas para pescadores das áreas prioritárias de atuação. O objetivo é sensibilizar sobre a importância de devolver vivas para o oceano as tartarugas marinhas capturadas incidentalmente nas pescarias, bem como estabelecer e fortalecer a parceria com esse público para proteção das espécies e dos ambientes associados. As atividades desenvolvidas também são planejadas e executadas de acordo com os contextos locais e abrangem principalmente: visitas a colônias de pesca, visitas a pescadores, auxílio na regulamentação de documentação para pesca, abordagem de embarcações, apresentação teatral, exibições de filmes e discussões sobre a pesca responsável. 
Como resultados, cada vez mais pescadores libertam com vida ou entregam aos pesquisadores tartarugas com algum ferimento capturadas incidentalmente.

Ida de filhotes ao mar e retorno ao mar de tartarugas marinhas reabilitadas
Em função da pandemia do Covid-19 as atividades que podem gerar aglomeração de pessoas estão temporariamente suspensas.
Nas áreas de desova durante a temporada reprodutiva das tartarugas marinhas que no Brasil vai de setembro a março nas praias do continente e de dezembro a julho nas ilhas oceânicas, é possível ver a abertura de um ninho e/ou a ida de filhotes ao mar.  Nas demais áreas também é possível acompanhar, ocasionalmente, o retorno ao mar de tartarugas marinhas que foram reabilitadas. 
Essas atividades são realizadas pela equipe de pesquisadores da Fundação Projeto Tamar e funcionam como importante ferramenta de sensibilização, informação e educação ambiental. Os locais e horários são divulgados por cada base. 


Lixo nas praias

A poluição marinha é uma das principais ameaças à sobrevivência das tartarugas e outros animais. A Fundação Projeto Tamar promove ou participa de campanhas para coleta de lixo e limpeza das praias, em várias localidades onde está presente.

Além disso, busca também sensibilizar os usuários de praia e a sociedade em geral, através de espaços temáticos nos Centros de Visitantes, bem como da produção e vinculação de materiais de comunicação, divulgação e informação.

Petrobras