pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Preservação e valorização cultural

Todas as bases do Tamar na Bahia apoiam eventos culturais, educativos e comemorativos promovidos por entidades civis e grupos de moradores das localidades nas suas regiões de atuação. Na Praia do Forte, é o caso, por exemplo, dos Ternos de Reis/Rancho da Jardilina; desfile do blocos Arrastão e Tabaroas, durante o Carnaval; Grupo Cultural Impacto de um Forró (quadrilha); e Projeto Solidário Abolição, em Arembepe, além das programações realizadas durante a Semana da Criança, Semana do Meio Ambiente e festas de Natal e São João.

ASPF – Associação de Surf da Praia do Forte - Esta associação é formada por nativos pioneiros no surf local que participaram de curso para formação de professores desse esporte apoiado pelo Tamar. Agora, como multiplicadores, os novos mestres surfistas trabalham para  formar novos atletas, inclusive promovendo campeonatos durante todo o ano, envolvendo crianças e jovens da Praia do Forte.


Encontros de capoeira - O Grupo de Capoeira Esporão ajuda a promover, através da capoeira, o desenvolvimento cultural da comunidade. Promove encontros regulares para motivar crianças e jovens da Praia do Forte a praticarem o esporte, reforçando o interesse cultural da modalidade. Atualmente, os encontros reúnem cerca de 35 crianças, adolescentes e adultos da região.

Batizados na Capoeira Forte - A Associação Capoeira Forte realiza um trabalho de resgate e valorização cultural através das aulas de capoeira, maculelê, samba-de-roda, puxada de rede e outras expressões da cultura afro-brasileira. Participam cerca de 40 crianças e 30 adolescentes e adultos da Praia do Forte e região.

Petrobras