pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Confecções Projeto Tamar

Com suas distintas estratégias operacionais, a Fundação Projeto TAMAR tem promovido um novo pensamento, tanto nas comunidades onde atua como nos centros de visitação turística e de educação socioambiental. Hoje, a tartaruga marinha, com uma imagem amplamente reconhecida, tornou-se um símbolo para muitos brasileiros, uma bandeira de conservação marinha e uma relação responsável entre pessoas e meio ambiente. A tartaruga assume um papel distinto e inspirador, transformada em um brilhante exemplo de compatibilidade entre conservação e desenvolvimento sócio comunitário.

De maneira simples e intuitiva, os pesquisadores constataram que, para proteger as tartarugas marinhas, era preciso o envolvimento e a compreensão de que as pessoas podem conviver em harmonia com a natureza, beneficiando-se mutuamente. A partir da necessidade em amenizar a coleta de ovos, o consumo da carne e a comercialização de cascos das tartarugas marinhas logo no período da implantação do projeto, foi notório criar alternativas de trabalho e renda nas comunidades. O contato diário com os moradores locais, seus valores, cultura, tradições e suas necessidades, possibilitou um grande entrosamento e a percepção de que, além dos pescadores, também as mulheres, crianças e jovens precisavam ser envolvidos e informados sobre o universo das tartarugas.

Dois locais já tinham sido comprovados como muito importantes para a preservação das tartarugas e receberam graus mais elevados de proteção com a criação de Unidades de Conservação da categoria Reserva Biológica. Inicialmente em Regência/ES e posteriormente em Pirambu/SE, passou a ser crucial ampliar as possibilidades de geração de trabalho e renda, pois ambas as comunidades tiveram restrições de exploração de recursos naturais. Uma experiência pioneira aconteceu em Regência, no Espírito Santo, em 1990, com a implantação de um pequeno grupo para confecção de camisetas. Bem-sucedida, a iniciativa inspirou e transferiu tecnologia para a criação, em 1996, da unidade de Pirambu, em Sergipe.

As confecções da Fundação Projeto Tamar foram criadas capacitando mulheres e filhas de pescadores, possibilitando um aumento na renda das famílias. Além das camisetas - uma das principais formas de divulgação da mensagem de conservação das tartarugas marinhas e dos oceanos - as duas confecções produzem artigos de vestuário com um design engajado à missão da Fundação Projeto Tamar, que enfatizam a mensagem institucional. As confecções atualmente empregam cerca de 35 pessoas e caminham para reativar os 60 postos de trabalho que mantinham antes da pandemia.

Com mais de 30 anos de produção, as confecções Tamar atendem às demandas de itens como camisetas, vestuários diversos, linha de produtos UV50+, bolsas, sacolas retornáveis e máscaras de proteção para as 12 lojas próprias da Fundação Projeto Tamar.  Produzem também para clientes parceiros, sensíveis e engajados em consumir de um sistema produtivo socialmente justo. Com peças exclusivas, legitimamente brasileiras, repleta de história de pessoas, de tartarugas e dos oceanos, 100% do lucro é dedicado às ações de proteção às tartarugas marinhas.

Venha conhecer e fazer parte! Uma grande oportunidade para sua empresa, para as comunidades envolvidas e para a natureza!

Entre em contato com umas das nossas confecções pelos endereços abaixo:

Confecção Tamar - Regência - ES
Rua Principal, s/n - Regência - Linhares - ES
CEP: 29.914-050
Tel.: 27 99984-3777
e-mail: confeccaore@tamar.org.br

Confecção Tamar - Pirambu - SE
Rua José Bispo dos Santos, 73 - Pirambu - SE
CEP: 40.190-000
Tel.: 79 99949-2978
e-mail: confeccaopi@tamar.org.br

Confecção de Regência
Confecção de Pirambu

Centros de visitantes e lojas
Crianças, adolescentes e jovens
Grupos Produtivos
Preservação e valorização cultural
Soltura de filhotes
Lixo nas praias

Petrobras