Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Tamar contribui com formação de especialistas em conservação de tartarugas marinhas

05/04/2019 - Programa de estágio do Tamar capacita e aperfeiçoa conhecimentos em conservação de tartarugas marinhas. Leia mais. ↓

Estagiários 1987

A cada temporada de reprodução das tartarugas marinhas no Brasil, mais de 300 estagiários e recém-formados de universidades brasileiras e estrangeiras são capacitados e aperfeiçoam seus conhecimentos no Projeto Tamar. Vindos de diversas áreas como biologia, engenharia de pesca, veterinária, oceanografia, dentre outras, os estagiários e recém-formados atuam nas bases de pesquisa e conservação e nos Centros de Visitantes.

Desde que o programa de estágio foi implantado, há mais de 30 anos, o TAMAR recebeu mais de 1.800 estudantes. O biólogo Frederico Tognin, que foi estagiário em 1999 e hoje é coordenador técnico e do programa de estágio Bahia, conta que os estagiários recebem capacitação específica, de acordo com as atividades da base onde irão atuar, o que pode incluir: trabalho de campo junto aos pescadores, monitoramento das praias nas áreas de desova, monitoramento de atividade pesqueira, atendimento ao público dos Centros de Visitantes, palestras, oficinas e outras atividades de educação ambiental com as comunidades, turistas, além de reabilitação de tartarugas marinhas e manejo dos animais.

Experiência para a vida toda
O período de estágio varia de 1 a 6 meses, dependendo da base e das atividades a serem desenvolvidas. A carga horária é adequada às necessidades do trabalho e ao comportamento das tartarugas. Isto requer dos estagiários e recém-formados flexibilidade para atuar em qualquer hora do dia ou da noite. A rotina inclui realizar tarefas muito cedo ou muito tarde, também em finais de semana e feriados, até mesmo em festas tradicionais como Natal e Ano Novo.

No Nordeste, Sudeste ou no Sul do Brasil, os estagiários têm oportunidade de estar pertinho e participar do trabalho de campo em pesquisas nacionais e internacionais de importância crucial para a sobrevivência das tartarugas marinhas. Como se instala um transmissor para telemetria, como tirar sangue de uma tartaruga marinha, como se faz a contagem de tartarugas, de ovos, de filhotes, como é uma captura científica, como se colocam marcas, como se tiram as medidas do casco, como é uma necropsia, como é uma visita técnica a uma embarcação de pesca, o contato diário com os pescadores e as famílias que estão junto com o Tamar na conservação das tartarugas marinhas, atividades de sensibilização e educação ambiental com crianças e adultos. Tudo isso e muito mais um estagiário vive no TAMAR.

 

“Começar a vida profissional acompanhando um trabalho como esse faz qualquer um refletir e observar o mundo de forma diferente, mais conectada com tudo. É um tesouro para todos os que já participaram do Tamar e outros tantos que estão aqui até hoje. Eu já estou há 20 anos e aprendo todos os dias! É uma experiência como poucas na vida ter contato direto com 4 décadas de produção de conhecimento científico sobre as tartarugas marinhas, de valorização das tradições locais e de amor por esses seres tão especiais. Eu me sinto grato a todo momento”, diz Tognin.

No Ceará, o coordenador regional do TAMAR, Eduardo Lima foi estagiário em 1989 e até hoje continua a proteger as tartarugas marinhas. Seu trabalho contínuo com os moradores de Almofala, Acaraú, Volta do Rio, já descobriu por exemplo que as 5 espécies de tartarugas marinhas que existem no Brasil se alimentam no Ceará. Sua filha Mariana Lima estagiou no TAMAR em 2018, o que para ele foi um enorme orgulho, ver a filha seguindo na luta pela conservação marinha. Leia matéria na Revista Capricho]

César Coelho, estágiário em 1987
"Planejei uma viagem de motocicleta no início de 1987, sendo a Praia do Forte meu primeiro destino, lá conheci Guy e Neca, o trabalho do TAMAR e me candidatei a iniciar como estagiário na temporada 87/88". Leia mais.

Eron Paes e Lima, estagiário em 1987
"Ter sido estagiário no TAMAR foi muito importante, pois pude fazer uma coisa que sempre quis, que era de trabalhar com a conservação da natureza". Leia mais.

Paulo Lara, estagiário em 1989
"Resumidamente meu estágio foi transformador". Leia mais.

Caio Ribeiro, estagiário hoje no Tamar-SP
"Um breve resumo do que eu vivi até agora aqui no Tamar Ubatuba". Ouça aqui o depoimento do Caio.

Luan, estagiário hoje no Tamar-ES
"Ter participado do volutariado no Projeto Tamar na base da Ilha da Trindade foi a melhor experiência da minha vida". Leia mais.

Veja o álbum "Coração de estagiário" com alguns dos antigos estagiários do Tamar.

 

Turtle Oliva

-

Visitors Center

More information - View previous information