Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Tamar Ubatuba fez 25 anos com corridas de canoas nos 378 anos do município

30/11/2015 - Corridas de canoas e homenagens aos pescadores parceiros das tartarugas marinhas. Leia mais. ↓

Todos comemoraram juntos os 25 anos de trabalho do TAMAR na cidade e os 378 anos de Ubatuba. O Projeto TAMAR e a FundArt reuniram em um único evento a quinta edição da corrida de canoas 'Amigo Pescador' e a terceira edição da corrida 'Maria Comprida'. A 'Amigo Pescador' é uma homenagem aos pescadores, principais parceiros do TAMAR no programa de pesquisa e conservação de tartarugas marinhas, parceria que já resultou em mais de 10.000 tartarugas marinhas devolvidas ao mar nestes 25 anos. A corrida de canoas 'Maria Comprida' traz o nome da canoa construída em 1973 especialmente para lembrar as históricas travessias de canoas a remo entre Santos e Ubatuba.

Cinquenta competidores participaram da corrida de canoas, representando diferentes bairros e praias de Ubatuba em 3 categorias: 4 remos masculino, 2 remos feminino e 2 remos infanto-juvenil. Repetindo o formato das corridas 'Amigo Pescador' do TAMAR de anos anteriores, a prova de 4 remos foi realizada em longa distância, com um trajeto de 9.300 metros, percorrido em pouco mais de uma hora, com emocionantes disputas entre a 1ª e a 2ª colocações, e um resultado surpreendente de empate entre as duas canoas que chegaram juntas e dividiram o 3º lugar. 

O caiçara ubatubense Élvio Damásio foi o narrador da corrida, trazendo descontração e informações sobre a história da corrida de canoas em Ubatuba e resgatando também um pouco da memória do TAMAR nesses 25 anos de ação no municipio. Élvio foi homenageado com o troféu de Narrador Oficial das corridas de canoas de Ubatuba. Durante o intervalo entre as categorias, houve soltura de duas tartarugas marinhas reabilitadas, com a participação do prefeito de Ubatuba Maurício Moromizato e mais de 400 pessoas que prestigiaram o evento do início ao fim, com a entrega de troféus e premiação aos competidores. "O TAMAR e a FundArt reforçaram assim seu compromisso em resgatar e ajudar a manter vivas as manifestações culturais e tradicionais do município, estreitando os laços com as comunidades e os pescadores parceiros na conservação das tartarugas marinhas em Ubatuba", conta a coordenadora regional do TAMAR, Berenice Gallo.

Criado há 35 anos, o Projeto TAMAR é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-TAMAR. Tem o patrocínio oficial da PETROBRAS desde 1983 através do programa PETROBRAS Socioambiental e atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais. Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba.

Turtle de couro ou gigante

-

Visitors Center

More information - View previous information