Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Enriquecimento ambiental: Bem-Estar e Alegria das Tartarugas Marinhas nos Museus da Fundação Projeto Tamar

15/04/2024 - Conheça a rotina de cuidados que a equipe do Tamar tem com os animais dos museus ↓

Os museus da Fundação Projeto Tamar têm um papel fundamental no programa de conservação das tartarugas marinhas! Contribuem diretamente para a recuperação das populações selvagens por meio de seu papel essencial na comunicação e sensibilização de comunidades costeiras, turistas brasileiros e de outras partes do mundo. Neles, os visitantes têm a oportunidade de aprender sobre as tartarugas e as ameaças que afetam as populações destes fascinantes seres marinhos. Também é possível conhecer as atividades de manejo, pesquisa e inclusão social realizadas pela Fundação Projeto Tamar, em sua missão de promover a recuperação destas espécies no Brasil.

Além do compromisso com as tartarugas em seu ambiente natural,  a manutenção das tartarugas marinhas nos museus do Projeto Tamar demanda cuidados especiais com a saúde e qualidade de vida destes animais. As equipes de manejo mantêm uma rotina de cuidados com a limpeza de recintos e manutenção da qualidade da água,  nutrição e monitoramento regular da saúde das tartarugas. Uma atividade dessa rotina importante, é o fornecimento de estímulos aos animais, de forma que possam desempenhar comportamentos naturais para cada espécie. Tudo isto, para assegurar o bem-estar de cada indivíduo que reside nos museus.

Os enriquecimentos ambientais são utilizados para garantir o bem-estar físico e mental dos animais. Planejadas pelas equipes técnicas, estas intervenções no dia-a-dia das tartarugas têm como objetivo tornar os ambientes mais dinâmicos, oferecendo desafios e oportunidades de escolha para os animais. Os estímulos são aplicados respeitando a adaptação de cada indivíduo, e tem formas, frequências e intensidades variáveis que buscam reduzir a monotonia da rotina dos animais nas piscinas.


Alguns objetos são colocados nos recintos estimulando a curiosidade e interação das tartarugas, como o “quadrado de PVC”

Existem diferentes categorias de enriquecimento. Modificações na estrutura dos recintos que oferecem esconderijos, obstáculos ou oportunidades de exploração são chamados de enriquecimentos físicos. Variar os itens da dieta e também a forma de oferecer os alimentos são chamados de enriquecimentos alimentares. Enriquecimentos sociais visam promover interações positivas entre indivíduos da mesma espécie ou ainda de espécies distintas, enriquecendo assim as relações sociais no ambiente.


Os “picolés”, blocos de gelo com alimento, exigem um esforço extra das tartarugas para que abocanhem os petiscos congelados

No enriquecimento sensorial, objetos são oferecidos e atividades realizadas buscando reproduzir sensações agradáveis que as tartarugas encontrariam na natureza. Depois do enriquecimento alimentar, é uma das atividades mais apreciadas pelas tartarugas!

Quem visita os museus da Fundação Projeto Tamar tem a oportunidade de acompanhar, dentro da programação de cada local, os enriquecimentos ambientais e conhecer mais de perto os comportamentos naturais das espécies. Um exemplo é o enriquecimento ambiental apelidado de "lava rápido das tartarugas", onde escovas fixas ou móveis são oferecidas às tartarugas para que possam interagir com os objetos, reproduzindo o comportamento de se coçar que realizam em recifes de coral e costões rochosos.


Estruturas fixas ou móveis são colocadas no recinto, permitindo às tartarugas se coçarem de forma semelhante ao que fazem em recifes de corais

Durante essa atividade, os monitores comentam com os visitantes sobre as fascinantes "estações de limpeza" presentes nos oceanos, locais onde os organismos marinhos se reúnem para serem cuidados por espécies especializadas de peixes e camarões limpadores.

Essa abordagem lúdica enriquece a experiência dos visitantes, estimulando ainda mais a empatia e a conscientização sobre a conservação marinha.

As atividades de enriquecimento são sempre monitoradas. As informações sobre o tipo de enriquecimento, os indivíduos envolvidos, o tempo de interação e comportamentos manifestados são registrados, possibilitando à equipe aprimorar o enriquecimento ambiental e melhorar cada vez mais o bem-estar das tartarugas marinhas nos museus do Projeto Tamar.

Turtle Verde ou Aruanã

-

Visitors Center

More information - View previous information