Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Crônica de Rubem Braga antecipou atitude conservacionista no Brasil de 1959

27/03/2015 - Publicado artigo que traz à memória uma das pérolas da obra do jornalista e escritor capixaba. Leia mais. ↓

Tartaruga de pente

Publicado artigo que traz à memória uma das pérolas da obra de Rubem Braga, jornalista e escritor capixaba que, no final da década de 50, à frente do seu tempo, uniu literatura e conservação. O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Paulo Barata, recordou em artigo publicado pela Marine Turtle Newsletter a crônica “A Tartaruga”, escrita em 1959, no Rio de Janeiro. Um peixeiro reverenciou a vida e a liberdade ao se recusar a matar uma velha tartaruga do mar, soltando-a na praia.

Inexistiam leis que protegessem as tartarugas nessa época, consideradas recurso alimentar como todos os animais marinhos, e em cardápio de restaurante do Rio de Janeiro havia prato do dia com "sôpa fresca de tartaruga de 300 anos". Muitos dos temas abordados por Rubem Braga surgiram de sua parceria e amizade, por mais de 27 anos, com o naturalista brasileiro, e também capixaba, Augusto Ruschi, um dos pioneiros na conservação do Brasil. O jornalista produziu outras crônicas sobre uma variedade de temas relacionados à natureza, como o desmatamento, a extinção de algumas espécies e a seca dos rios, em épocas em que legislação e consciência pública sobre problemas ambientais existiam em níveis bem inferiores aos atuais.

Barata conta também um pouco do nascimento do Projeto Tamar em 1980 e início das ações de proteção às tartarugas marinhas no Brasil, quando informações sobre a captura desses animais ainda constavam nas bases governamentais de dados e estatísticas sobre a pesca no país. O autor lembra que a proteção de todas as espécies de tartarugas marinhas no Brasil, incluindo os seus ovos, entrou em vigor em 1986, após uma série de normas criadas entre 1976 e 1984, protegendo-as parcialmente.

O Tamar desenvolveu-se em uma grande rede de bases de conservação e pesquisa, explica Barata, distribuídas ao longo da costa brasileira, conectando-se a muitas universidades e organizações para fazer pesquisa e trabalhar na conservação das tartarugas marinhas. "Como resultado dessas ações, o Brasil está agora integrado no movimento mundial para a conservação das tartarugas marinhas".

O autor nota que, a longo prazo, o alicerce para o contínuo compromisso da sociedade em preservar as tartarugas marinhas seja possivelmente a realização de um elevado grau de conscientização do público sobre o valor de protegê-las e seus habitats. Segundo Barata, a crônica "A Tartaruga" foi a contribuição mais antiga e tocante de Rubem Braga para a formação de uma consciência coletiva de cuidado com esses animais até hoje ameaçados de extinção.

Leia a crônica de Rubem Braga:

A Tartaruga

Moradores de Copacabana, comprai vossos peixes na Peixaria Bolívar, Rua Bolívar, 70, de propriedade do Sr. Francisco Mandarino. Porque eis que ele é um homem de bem.

O caso foi que lhe mandaram uma tartaruga de cerca de cento e cinqüenta quilos, dois metros e (dizem) duzentos anos, a qual ele expôs em sua peixaria durante três dias e não quis vender; e levou até a praia, e a soltou no mar.

Havia um poeta dormindo dentro do comerciante, e ele reverenciou a vida e a liberdade na imagem de uma tartaruga.

Nunca mateis a tartaruga.

Uma vez, na casa de meu pai, nós matamos uma tartaruga. Era uma grande, velha tartaruga-do-mar que um compadre pescador nos mandara para Cachoeiro.

Juntam-se homens para matar uma tartaruga, e ela resiste horas. Cortam-lhe a cabeça, ela continua a bater as nadadeiras. Arrancam-lhe o coração, ele continua a pulsar. A vida entranhada nos seus tecidos com uma teimosia que inspira respeito e medo. Um pedaço de carne cortado, jogado ao chão, treme sozinho, de súbito. Sua agonia é horrível e insistente como um pesadelo.

De repente os homens param e se entreolham, com o vago sentimento de estar cometendo um crime.

Moradores de Copacabana, comprai vossos peixes na Peixaria Bolívar, de Francisco Mandarino, porque nele, em um momento belo de sua vida vulgar, o poeta venceu o comerciante. Porque ele não matou a tartaruga.

Rubem Braga, Rio de Janeiro, julho de 1959.

Leia o artigo (em inglês) de Paulo Barata na íntegra, publicado na Marine Turtle Newsletter No. 144, 2015.

 

Turtle Oliva

-

Visitors Center

More information - View previous information