Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Visitantes já podem conhecer filhotes albinos de tartaruga marinha em Ubatuba

26/01/2015 - Sob cuidados especiais, as chances de sobrevivência das tartarugas albinas aumenta. Leia mais. ↓

Filhote albino de tartaruga marinha

Filhotes albinos de tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), fenômeno raro para a espécie, nasceram no dia 20 de dezembro de 2014, em São Francisco de Itabapoana/RJ. Do ninho encontrado na Praia do Gargaú nasceram 118 filhotes, sendo 8 albinos. Como são muito frágeis e na natureza não conseguiriam sobreviver devido a falta de pigmentação que facilita sua localização por predadores, os biólogos os levaram para a base mais próxima para proteção e estudo. Agora, eles estão em segurança em um tanque especial no Tamar Ubatuba/SP e podem ser conhecidos pelas pessoas.

No ciclo de vida das tartarugas marinhas, estima-se que apenas um ou dois em cada mil filhotes nascidos sobrevivam até a idade adulta. Isto acontece de forma natural, já que os pequenos filhotes de tartarugas marinhas nascem com cerca de 10cm de comprimento e servem de alimento para uma grande diversidade de animais (caranguejos, polvos, aves marinhas e principalmente os peixes). No caso dos filhotes albinos esta probabilidade de sobrevivência é ainda menor, já que a coloração branca chama atenção dos predadores, aumentando as chances de serem comidos logo nos primeiros dias de vida. Em cativeiro, sob cuidados especiais, é possível entender um pouco mais do comportamento e possíveis causas desse fenômeno, conta Berenice Gomes, coordenadora do Tamar Ubatuba.

A equipe de Ubatuba recebeu em 1994 dois filhotes albinos, também nascidos no RJ, um deles sobreviveu por 6 anos, outros 8 filhotes recebidos em 2002 não sobreviveram.

Mais informações: (12) 38326202 / 38327014 (tratar com Henrique Becker)
Rua Antonio Athanásio, 273 – Itaguá
tamaruba@tamar.org.br

 

 

Turtle Oliva

-

Visitors Center

More information - View previous information