29/04/2025 - Fundação Projeto Tamar em Florianópolis lança roteiro traduzido em Libras em parceria com INCLUA ↓
Os Museus da Fundação Projeto Tamar funcionam como núcleos de inclusão, sensibilização e educação ambiental, além de oferecerem lazer, entretenimento e serviços. Junto com as lojas, são estruturas fundamentais para geração local de emprego e renda, arrecadam recursos para as ações de conservação das tartarugas marinhas e são importantes meios de comunicação com a sociedade.
A acessibilidade tem como objetivo transpor as barreiras entre o público e a comunicação dos museus, sejam elas físicas, sensoriais ou cognitivas. Cabe lembrar que a sociedade é composta de pessoas com diferentes necessidades e condições, e que todos têm o direito de desfrutar das atrações propostas pelos museus.
Neste contexto, a Fundação Projeto Tamar uniu forças com a empresa INCLUA, especializada em acessibilidade e inclusão. A parceria consistiu na tradução das placas informativas dos Museus e o roteiro da visita orientada para Libras. QRCodes foram posicionados ao lado das placas, direcionando os visitantes a um vídeo com interpretação em Libras. No roteiro autoguiado, QRCodes espalhados pelo Museu ajudarão os visitantes a aprenderem curiosidades sobre as tartarugas e a conhecer melhor o trabalho que a Fundação Projeto Tamar realiza para protegê-las. A iniciativa também será implementada gradativamente nos demais museus da Fundação Projeto Tamar, localizados em Ubatuba/SP, Vitória/ES, Praia do Forte/BA, Aracaju/SE e Fernando de Noronha/PE.
A equipe do Projeto Tamar de Florianópolis recebeu também treinamento sobre práticas de comunicação inclusiva e Libras para a recepção e atendimento ao público. Além disso a Inclua produziu uma videoaula gravada com sinais em Libras personalizados para o Projeto Tamar, a ser incorporada na reciclagem e treinamento de novos colaboradores.
Para lançar e celebrar essa parceria foi realizada uma visita técnica no dia 23/04 com os alunos do IFSC Palhoça Bilingue com mediação de intérpretes. A data escolhida visou celebrar a promulgação da Lei que reconhece a Libras como língua nacional, que completa 23 anos no dia 24 de abril.
A Fundação Projeto Tamar atua no litoral brasileiro desde a década de 80 com a missão de promover a recuperação das tartarugas marinhas, através de ações de pesquisa, conservação e inclusão social. É uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos presente em 22 localidades distribuídas em oito estados brasileiros. Desenvolve ações de pesquisa, manejo e proteção das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, além de atividades de envolvimento comunitário, inclusão social, sensibilização e educação ambiental, valorização da cultura local e geração de oportunidades de trabalho e renda.
A Inclua é uma empresa especializada em acessibilidade comunicacional e inclusão de pessoas surdas e com deficiência. Atua em todo o Brasil desenvolvendo soluções que tornam experiências, conteúdos e espaços mais acessíveis — da educação à cultura, do corporativo ao social. Combinando excelência técnica e representatividade, a Inclua transforma acessibilidade em um caminho para promover pertencimento, participação e acesso real à informação.
Saiba mais aqui www. https://somosinclua.com.br/
Encontro Anual do WIDECAST Reúne Especialistas em Conservação de Tartarugas Marinhas no Caribe
Homenagem ao Dia das Mulheres: Celebrando a Força e a Vida !
Os Desafios da Poluição Luminosa e os Impactos sobre as Tartarugas Marinhas
Projeto de rastreamento de tartarugas-de-couro por satélite no EspÃrito Santo
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.