Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Rede de pesquisadores de tartarugas marinhas do Atlântico Sul (Rede ASO), reúne 144 participantes no Uruguay.

10/11/2023 - A reunião aconteceu em La Paloma/Uruguai entre os dias 04 e 07 de novembro. ↓

A Rede ASO foi criada em 2003, reunindo pesquisadores e instituições da Argentina, Brasil e Uruguai, que atuam na pesquisa e conservação das tartarugas marinhas na região do Atlântico Sul Ocidental. Completando 20 anos de existência, a Rede Aso realizou entre os dias 04 e 07 de novembro, sua décima reunião, desta vez em La Paloma/Uruguai, reunindo 144 participantes, sendo 73 brasileiros.

Os encontros da Rede são realizados a cada dois anos, e constam de dois momentos distintos. A Reunião da Rede ASO propriamente dita, que inclui oficinas e uma plenária final, e a Jornada Científica aberta também a apresentação de trabalhos de outros pesquisadores, além da rede.

Nos dois primeiros dias ocorreram workshops sobre temas relacionados a capturas incidentais na pesca, Educação Ambiental e Veterinária. Na oficina de “Boas práticas a bordo”, foram discutidas práticas de manejo de tartarugas a bordo das embarcações de pesca, que possam minimizar os impactos causados pelas capturas incidentais. Contou com a participação do nosso Coordenador de Pesquisa e Conservação de Ubatuba, o Biólogo Henrique Becker, apresentando as experiências com o monitoramento de pescarias artesanais costeiras na região de Ubatuba/SP.

A oficina proposta para debater sobre o uso de equipamentos não tripulados (drones) no monitoramento de tartarugas em áreas de desova e de alimentação chamou bastante a atenção dos participantes. O uso de drones é considerado bastante útil para coleta de dados em regiões de difícil acesso para os pesquisadores.

Nos dias 06 e 07, foi realizada a Jornada Científica da Reunião, com apresentação de 87 trabalhos, entre apresentações orais e pôsteres. A Fundação Projeto Tamar foi representada na reunião pelo pesquisador Bruno Giffoni, que apresentou uma análise dos resultados de 20 anos de pesquisa de captura/recaptura de tartarugas verdes em Vitória/ES, e por Henrique Becker que apresentou as contribuições das atividades de valorização de culturas tradicionais realizadas pela Fundação, para as comunidades e para conservação das tartarugas marinhas.

Como acontece  há vários anos, o evento foi também um encontro e  reencontro de com dezenas de estudantes e profissionais que tiveram suas primeiras experiências com tartarugas marinhas participando do Programa de Capacitação e estágios nas bases de Pesquisa da Fundação.

O evento deste ano contou com a participação de um convidado especial, do pesquisador norte americano, PhD, Dr. Bryan Wallace, que em sua apresentação abordou a importância do fortalecimento das redes de pesquisadores, o compartilhamento de dados e o desenvolvimento conjunto de pesquisas entre diversos países, para a conservação das tartarugas.

Em reunião plenária dos integrantes da Rede ASO, foi eleita a nova diretoria, comitê científico e representantes dos três países na Rede, sendo definida a Argentina como sede da próxima reunião da ASO, em 2025.

Turtle Oliva

-

Visitors Center

More information - View previous information