Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Viva uma experiência incrível no Programa de Voluntariado da Fundação Projeto Tamar

19/05/2023 - Vivencie as rotinas de manejo, conservação e sensibilização ambiental ↓

O Programa de Capacitação em Pesquisa e Conservação das Tartarugas Marinhas recebe voluntários em todo o Brasil.

Através dele, estudantes, recém-formados e interessados vivenciam as ações desenvolvidas por cada base da Fundação Projeto Tamar. No ano de 2022, recebemos  271 voluntários  em sete bases de pesquisa e conservação. 

Além de capacitar estudantes e futuros profissionais, o Programa contribui para a formação de cidadãos, pessoas que transformam seu olhar sobre as tartarugas, aguçam seus sentidos e, inspiradas, são capazes de mudar realidades.

"É um programa que conta com profissionais altamente capacitados, receptivos, acolhedores e com uma disponibilidade e vontade incríveis para ensinar e compartilhar seus conhecimentos com os voluntários. Enquanto bióloga posso dizer que houve uma grande contribuição para a minha formação profissional. Pude vivenciar experiências que vão desde o atendimento ao público visitante, passando pelo manejo dos animais do plantel, até o acompanhamento das atividades de reabilitação animal. Observar, acompanhar e participar de perto das ações da Fundação é compreender ainda mais o seu propósito e quais os desafios encontrados na conservação ambiental marinha em nosso país." Afirma Marina Lopes, que participou do Programa de Voluntariado em Florianópolis, durante a temporada de verão 2022/2023.

Para muitos estudantes das áreas ambientais, o Programa de capacitação vai além do objetivo de adquirir conhecimento e experiência na área de conservação marinha, é também um sonho de fazer parte das ações desenvolvidas para a proteção, pesquisa e conservação das tartarugas marinhas do Brasil.

A ex-estagiária da Fundação Projeto Tamar em Ubatuba, Laura Bittar dos Santos, conta que desde criança sabia tudo sobre tartarugas marinhas e que durante a graduação tinha grande interesse em participar do projeto. Após passar pelo programa de estágio, ela diz: Levo como lição de vida toda a força e a coragem que as tartarugas precisam para enfrentar um oceano imenso e cheio de obstáculos para sua sobrevivência. Obrigado por essa experiência extraordinária, Projeto Tamar”.

Para a equipe da Fundação Projeto Tamar é muito gratificante   ver os voluntários saindo do Programa de Capacitação ainda mais apaixonados e engajados pela causa, alçando mergulhos incríveis e conquistando seus espaços na conservação brasileira, seja em outras bases do Projeto Tamar ou em outras instituições.

Fiz estágio/voluntariado nos setores de: manejo, educação ambiental e pesquisa. Me sinto muito feliz e realizada, pois tive a oportunidade de vivenciar diversos setores e entender como todos funcionam como partes de uma grande engrenagem para possibilitar a conservação marinha. Conta Raphaela Aguiar, engenheira ambiental, que participou do Programa de voluntariado em duas bases e hoje faz parte da equipe técnica do Centro de Visitantes da Praia do Forte/BA.

Foi também o que aconteceu com a veterinária Thaila de Oliveira Ferreira, que depois de muito esforço e dedicação conseguiu estágio em Ubatuba e depois de formada, teve a oportunidade de ser efetivada na equipe.  “Hoje trabalhando com o que amo e acredito, olho para minha trajetória e penso em como cada pequeno esforço e persistência valeu a pena e como o estágio foi uma etapa importante tanto pessoal como profissional.”

A veterinária destaca a importância do estágio como uma etapa fundamental para a formação profissional e aconselha aqueles que buscam uma carreira na área de conservação marinha a investirem em sua formação por meio de programas de capacitação e estágios.

Para saber mais sobre o programa de capacitação da Fundação Projeto Tamar, acesse: Programa de Capacitação em Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas.

Turtle Verde ou Aruanã

-

Visitors Center

More information - View previous information