pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Homenagens a amigos de todas as turmas

Turma 2013-14

Em 2013, o Programa Tamarzinhos completou 18 anos de atividades realizadas com mais de 600 crianças da Praia do Forte/BA e entorno. Na comemoração teve apresentação do Coral do Mar e do Teatrinho de Fantoches, que contou as histórias de Dona Nati e Seu Natureza, dois respeitados membros da comunidade que sempre participam da formação das crianças. Pequenos e já grandinhos, alunos de várias turmas de Tamarzinhos se divertiram com os palhaços do grupo Nariz de Cogumelo e se esbaldaram em uma tarde só para eles.

No palco, momentos que marcaram a trajetória desses meninos e meninas, desde 1995, mostraram a importância dessa rede de confiança, dedicação e muito amor. A memória compartilhada pela platéia e pelos apresentadores, ambos ex-Tamarzinhos que até hoje se dedicam a proteger as tartarugas marinhas, emocionou aqueles que se reconheceram nas fotos e nas histórias lembradas aos risos. Uma apresentação especialíssima da banda Mametto "O mar de Caymmi e Vinícius" fechou a noite com chave de ouro.

Para Valéria Rocha, coordenadora do Programa Tamarzinhos, a emoção tomou conta desde que começaram a planejar a comemoração, juntando fotos e momentos de todas as turmas. "Ver esses meninos e meninas crescendo, se desenvolvendo, tornando-se cidadãos conscientes e atuantes, aliados de toda a sociedade na proteção das tartarugas marinhas e de todo o meio ambiente, é muito gratificante. Saber que eles levam para sempre o que aprenderam aqui e multiplicam, fortalece cada vez mais nossa crença nas pessoas e em sua força para proteger os oceanos". 

Todos os anos, 40 crianças de 10 a 14 anos, residentes na Praia do Forte e redondezas, são selecionadas para ingressar no Programa Tamarzinhos, que tem um ano de duração e acontece em turnos alternados aos escolares. Estimular nas crianças o desenvolvimento de uma consciência conservacionista diante das transformações sociais e ambientais que as rodeiam é um dos objetivos propostos pelos educadores.

Turma de 2013 - Acompanhe a emoção das crianças prestes a receberem a notícia mais esperada: quem vai participar do curso de formação para se tornar Tamarzinho?

Saiba mais:

Tamarzinhos - Praia do Forte/BA

Nosso Papel de Futuro - Ubatuba/SP

Quinze anos ampliando horizontes - O Programa de inclusão social ‘Nosso Papel de Futuro’ do Tamar Ubatuba/SP completou 15 anos em dezembro/2013 com um encontro histórico e muita coisa boa para comemorar em 2013. Leia mais.

 

Petrobras