Tamar lança vídeo sobre interação das tartarugas marinhas com a pesca

foto

Tamar lança vídeo sobre interação das tartarugas marinhas com a pesca

O Projeto Tamar/ICMBio acaba de lançar o video As tartarugas Marinhas e a Pescaria de Espinhel de Superfície II, que trata da interação entre esses animais e a modalidade de pescaria. O vídeo tem 14 minutos de duração e foi finalizado, a partir de 90 horas de gravação, pela H2O Vídeo Produções, sob a supervisão técnica do oceanógrafo Fernando Fiedler.
O lançamento oficial aconteceu durante as comemorações dos 30 anos do Projeto, na Semana do Meio Ambiente, nas bases de Ubatuba (SP) e Florianópolis (SC). Agora, a exibição acontecerá principalmente nas embarcações e empresas de pesca, fóruns pesqueiros, reuniões de grupos técnicos de trabalho e encontros de especialistas, além dos Centros de Visitantes.
Problema para todos - Segundo o oceanógrafo Gilberto Sales, que coordenou a produção do vídeo e dirige o Programa Interação Tartarugas Marinhas e Pesca, essa interação causa problemas tanto para a conservação destes animais, como para o setor produtivo, devido principalmente à perda de material, de tempo, e à queda na produção, pois o anzol que captura uma tartaruga marinha se perde e não está mais disponível para capturar um peixe de valor comercial.
Entre os anos de 2004 e 2008 foram realizados testes, com o apoio da agência ambiental dos Estados Unidos (National Oceanic and Atmospheric Administration–NOAA), comparando o anzol J 9/0, tradicionalmente utilizado na frota do Sul e Sudeste do país, com o anzol circular 18/0 10° offset, tendo como isca a cavalinha (Scomber japonicus). Foram realizados 229 lances de pesca em embarcações da frota comercial e de pesquisa, totalizando aproximadamente 146 mil anzóis testados. Além de efetuar os testes, esses embarques proporcionam importante convívio entre os observadores e a tripulação, o que facilita a troca de experiência sobre técnicas de manipulação das tartarugas e soltura pós-captura dos animais que chegam saudáveis a bordo.
Os resultados indicam que, com o uso dos anzóis circulares, há diminuição de aproximadamente 60% de capturas das tartarugas cabeçuda e de couro ou gigante, as duas espécies que mais interagem com essa pescaria no Atlântico Sul. Segundo Sales, a utilização deste novo tipo de anzol é uma alternativa promissora, pois diminui substancialmente as capturas incidentais de tartarugas marinhas sem comprometer as capturas de espécies-alvo, gerando um panorama bastante otimista para a conservação destes animais e para a sustentabilidade da atividade pesqueira.


16/07/2010

Outras Notícias

seta menuCoral do Mar grava participação no CD de aniversário do Projeto Tamar
seta menuAnzol circular captura mais um peixe desconhecido
seta menuPeba tem índice preocupante de captura pela pesca
seta menuPipa implanta programa de redução da captura pela pesca
seta menuTV TAMAR: Dazaranha ao vivo
seta menu30 anos do Tamar em palestra na Feira Literária de Paraty
seta menuParceria com Marinha do Brasil durante exercícios em Fernando de Noronha
seta menuPetrobras lança concurso artístico e Tamar é o tema de fotografia
seta menuTemporada de férias tem programação especial nos CVs
seta menuUbatuba inaugura Casco Acústico com shows de Pedro Morais e Os Cascudos