Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Quatro instituições do litoral norte da Bahia receberam títulos de Posto Avançado da RBMA

14/03/2019 - A cerimônia de entrega dos títulos de Posto Avançado da Reserva da Mata Atlântica foi em 16 de março. Leia mais. ↓

O Comitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Litoral Norte do Estado da Bahia - CRBMALN - entregou títulos de Posto Avançado da Reserva da Mata Atlântica (RBMA) ao Centro de Visitantes sede nacional da Fundação Pró-Tamar/Projeto Tamar na Praia do Forte-BA, Parque Municial Klaus Peters, Ecoparque da Mata e RPPN Lontra, no dia 16 de março, no Tamar. O evento aberto ao público teve o retorno de uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) para o mar.

Durante a 26ª Reunião do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA, realizada entre os dia 22 e 25 de agosto de 2018, em Foz do Iguaçu/Paraná, as 4 instituições foram reconhecidas como Postos Avançados – PA dentro da Área de Proteção Ambiental APA do Litoral Norte.

O estado da Bahia é o que mais tem Postos Avançados reconhecidos pelo Conselho Nacional da RBMA, totalizando 15 Postos, sendo 10 destes, fruto do trabalho de divulgação e reconhecimento do Subcomitê da RBMA – SCRBMA-LN, incluindo além dos já citados, os demais: Reserva Sapiranga; Ecoparque Sauípe; Projeto Baleia Jubarte; Parque das Dunas; Fundação Terra Mirim e Centro de Ecologia e Conservação Ambiental – ECOA.

Postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos na RBMA. A Reserva da Biosfera é um modelo de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais, que hoje é adotado internacionalmente. Seus objetivos básicos são a preservação da diversidade biológica, o desenvolvimento de atividades de pesquisa, o monitoramento ambiental, a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações, reconhecida pelo Programa Intergovernamental "O Homem e a Biosfera - MaB", estabelecido pela UNESCO, organização da qual o Brasil é membro.

Para ser reconhecida como um Posto Avançado (PA), aprovado pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA, é necessário que a instituição desenvolva pelo menos duas das três funções básicas da Reserva, nos âmbitos da proteção da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e do conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica.

Projeto Tamar Praia do Forte-BA
O Centro de Visitantes é a sede nacional da Fundação Pró-Tamar/Projeto Tamar e também um Museu da Tartaruga Marinha, espaço amplo ao ar livre, com cerca de 7 mil metros quadrados. Possui piscinas com 4 espécies de tartarugas marinhas das 5 que existem no país, peixes e alguns invertebrados da região. Cine Tamar - Sala para projeção de vídeos; Restaurante; Loja com produtos Tamar; Espaço infantil e Cultural. Trabalho social e comunitário.

Passados 39 anos, o Tamar Praia do Forte desenvolve efetivos programas de inclusão e valorização cultural, recebe a visita de 600 mil pessoas por ano, gera 150 empregos diretos, contribui financeiramente na manutenção do programa de conservação e pesquisa das tartarugas marinhas do Brasil.

[Atualizado em: 18/03/2019]
Foto da entrega dos títulos:


Da esquerda para direita, Paulo Lara (TAMAR); Adriana Castro (APA litoral Norte SEMA/BA); João Carlos Oliveira da Silva (SEMA/BA); Neca Marcovaldi (TAMAR); Clayton Lino (Conselho Nacional da RBMA)

Turtle de pente ou legítima

-

Visitors Center

More information - View previous information