Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Tamar faz visita técnica ao SeaWorld Parks & Entertainment na Flórida

01/08/2018 - Parceria teve início no ano passado, com troca de informações, experiências e visitas das equipes aos dois países. Leia mais ↓

Thaís e Camila

Dando continuidade à parceria que teve início no ano passado entre o Projeto Tamar e o SeaWorld Parks & Entertainment, mais duas pesquisadoras do Tamar visitaram os parques da Flórida em uma viagem com o objetivo principal de troca de informações e aprendizado para ambas as organizações. Em 2017, dois coordenadores do Tamar visitaram o SeaWorld e uma equipe de embaixadores do SeaWorld Parks & Entertainment conheceu o Tamar Praia do Forte.

A veterinária Thaís Pires, do Projeto Tamar Praia do Forte-BA, e a bióloga Camila Trentin, do Tamar Florianópolis-SC, tiveram a oportunidade de passar 10 dias ao lado das equipes de veterinários e cuidadores de animais, e também puderam ver de perto as atividades educacionais desenvolvidas pelos parques para os visitantes, tanto para o público em geral quanto para os estudantes que participam de projetos em parcerias com escolas locais.  

O roteiro contou com visitas aos parques SeaWorld Orlando, Busch Gardens Tampa, Discovery Cove, com uma agenda completa passando pelos habitats de diversos animais, aquários, sistemas de filtração de água dos parques, laboratórios, áreas de quarentena e tratamentos veterinários e locais de preparação de alimentos. Além disso, elas visitaram outros projetos de preservação apoiados pelo SeaWorld & Busch Gardens Conservation Fund, o Rising Tide – projeto que pesquisa formas sustentáveis de criação de peixes ornamentais; e o Tampa Bay Watch, que trabalha junto à comunidade para preservar o estuário da região de Tampa Bay. Elas também tiveram a oportunidade de conhecer os aquários que são parceiros do SeaWorld & Busch Gardens em projetos educacionais, pesquisa e conservação, como o Florida Aquarium, Clearwater Aquarium e Mote Marine Laboratory & Aquarium. 

 

Para Camila, gerente do Centro de Visitantes em Florianópolis foi aprimeira vez fora do Brasil e nos parques do SeaWorld "foi a realização de um sonho, especialmente ver as orcas tão de perto. Não tinha um conhecimento tão profundo sobre os trabalhos de reabilitação e conservação realizados aqui, nem de tantas parcerias com diversas instituições ao redor do mundo. Além disso, os trabalhos de sensibilização e educação ambientais são geniais! Me chamou muito a atenção as estruturas e organização dos projetos com escolas e o quanto isso é enriquecedor do ponto de vista educacional. Esse intercâmbio de informações entre o Projeto Tamar e o SeaWorld Parks foi extremamente enriquecedor, e além de trazer aperfeiçoamento profissional, que será utilizado no Tamar Florianópolis, me fez sentir profunda gratidão e orgulho em trabalhar com conservação no Brasil".

 

Thais, veterinária no Tamar Praia do Forte, conta que a oportunidade de acompanhar de perto as atividades desenvolvidas nos parques SeaWorld, Busch Gardens e Discovery Cove foi uma experiência única. "Fomos recebidas de forma muito acolhedora por todas as equipes, conhecemos as rotinas de manejo e cuidados com os animais, visitamos as excelentes estruturas de tratamento de água, quarentenas, centros médicos e cirúrgicos, laboratórios, berçários e setor de nutrição. Vimos o trabalho da companhia em resgate e reabilitação de animas de diversas espécies, que já devolveu mais de 31 mil indivíduos para natureza, e a dedicação de todos para garantir a saúde e bem-estar dos animais. A equipe de educação ambiental desenvolve um ótimo trabalho divulgando a importância da conservação da natureza para os diversos públicos, incluído crianças e jovens que podem participar de programas especiais para escolas e os acampamentos de férias".

 

Para Thaís, ver tudo isso em atividade comprova como é importante e efetiva a aproximação com os animais, como as emoções vividas nunca serão esquecidas e como é necessário esse entendimento para garantir um ambiente saudável para todos que habitam o planeta. A veterinária conta que ao conhecer outras instituições que trabalham em prol da conservação marinha, com realidades e problemas ambientais distintos, passa a refletir e perceber outras possibilidades e soluções para dificuldades enfrentadas. "Fico muito feliz em ter participado desse intenso aprendizado, de mostrar um pouco do trabalho realizado pelo Tamar para preservar as tartarugas marinhas e seu envolvimento com as comunidades locais, e tenho plena convicção que isso refletirá no meu trabalho e será transmitido a todos aqueles que se dedicam a proteger o ambiente marinho".

Embaixadores no TAMAR
Em 2017, a visita dos embaixadores de SeaWorld Parks & Entertainment à sede do Projeto Tamar Praia do Forte-BA, aconteceu durante cinco intensos dias, Bill Street, curador corporativo de Preservação e Educação do SeaWorld Parks & Entertainment, e Jim Kinsler, gerente de aquários do SeaWorld Orlando, tiveram a oportunidade de conhecer bem de perto as instalações do Projeto e centro de visitantes, além de conhecer as iniciativas realizadas na comunidade local.

 

Os embaixadores fizeram visitas guiadas no centro de visitantes, conheceram o espaço de reabilitação e centro de pesquisas, foram apresentados a projetos e programas de relevância nacional, como o Jovem Mar e Tamarzinho, voltados à educação ambiental e valorização da cidadania e cultura local, e a Creche Escola Finn Larsen. O contato muito próximo com toda a equipe do Tamar, muitas horas de conversas com as equipes de inclusão e educação e reuniões com o líderes e fundadores do projeto fizeram parte da programação. 

Os embaixadores tiveram a oportunidade de participar das atividades de campo, como a saída noturna para encontro de fêmeas desovando, abertura de ninhos e soltura de filhotes. Visitaram também o Submarino Amarelo, exposição única na América Latina, que revela ao público animais marinhos que vivem em grandes profundidades. Esse intercâmibio foi frutífero e gerou mais dados e informações para a consolidação da parceria e de projetos futuros.

Parceria
O Projeto Tamar é uma das organizações do Brasil apoiadas pelo SeaWorld & Busch Gardens Conservation Fund - organização sem fins lucrativos que já concedeu mais de US$ 16 milhões para cerca de mil projetos em 60 países, espalhados por todos os continentes do mundo. Além do subsídio financeiro direto aos projetos de preservação do meio ambiente, pesquisas e conservação, o SeaWorld Parks & Entertainment oferece também recursos humanos. Os visitantes dos parques e o público em geral também podem fazer doações que vão ajudar a preservar a vida selvagem por meio da organização. O Fundo repassa 100% das doações para atividades de conservação da vida selvagem. 

Sobre o Projeto TAMAR
O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Petrobras é a patrocinadora oficial do TAMAR, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A Fundação Pró-TAMAR é a principal executora das ações do PAN - Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. O TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Visite www.tamar.org.br 

Sobre SeaWorld Parks & Entertainment
SeaWorld Parks & Entertainment™ é uma companhia líder em parques temáticos e em entretenimento que proporciona experiências educacionais e que inspiram os visitantes a proteger os animais e as maravilhas do mundo que compartilhamos. A companhia é uma das principais organizações de zoológico do mundo e líder em bem-estar animal, treinamento, reprodução e cuidados veterinários. A empresa mantém um dos maiores conjuntos de animais do mundo e tem liderado diversos avanços no cuidado de espécies em zoológicos.  A companhia também resgata e reabilita animais terrestres e marinhos que são encontrados doentes, feridos, órfãos ou abandonados, com o objetivo de devolvê-los à vida selvagem. A equipe de resgate do SeaWorld® já ajudou mais de 31 mil animais que estavam em risco nos últimos 50 anos. 

A companhia é proprietária ou licencia um portfólio de marcas reconhecidas, incluindo SeaWorld, Busch Gardens® e Sea Rescue®. Em seus mais de 50 anos de história, a empresa construiu um diversificado portfólio com 12 parques temáticos que estão em importantes destinos nos Estados Unidos, muitos dos quais apresentam coleções únicas de animais. Os parques temáticos da companhia contam com uma grande variedade de atrações, shows e outras experiências que atraem a todos e que proporcionam vivências memoráveis e agregam valores e conscientização aos visitantes.

O SeaWorld Parks & Entertainment é proprietária integral e subsidiária do SeaWorld Entertainment, Inc., uma empresa pública, de capital aberto. Para saber mais, acesse: www.seaworldentertainment.com

Turtle de pente ou legítima

-

Visitors Center

More information - View previous information