Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Exibição do filme Padres de Ataúro com a presença do diretor Claudio Savaget

27/07/2018 - Savaget esteve no início do Projeto TAMAR, também foi criador e diretor do Globo Ecologia. Leia mais. ↓

Eddy Pinto e Claudio Savaget

O filme será exibido às 18h, neste sábado 28/07, no TAMAR da Praia do Forte-BA, com a presença do diretor, Claudio Savaget. O documentário conta a história de dois missionários italianos que cruzaram o caminho do diretor em Timor-Leste.

Savaget tem uma trajetória muito conectada com o TAMAR, pois esteve presente desde o começo. Na década de 1980, criou um programa sobre educação ambiental que era transmitido pela Rede Globo. O TAMAR estava iniciando o levantamento de dados sobre o litoral brasileiro e o mapeamento das áreas de desova das tartarugas marinhas. Na época havia poucas informações sobre as espécies que se reproduziam no Brasil. Assim, o TAMAR se tornou um dos principais assuntos da campanha institucional educativa de Savaget, que permaneceu com a equipe no Atol das Rocas-RN. Seu vídeo Reserva Biológica Atol das Rocas ganhou o prêmio Embravídeo de 1982. O conteúdo realizado também foi publicado nas revistas, jornais e rádios das Organizações Globo. Foto: Claudio Savaget em 1981, no Atol das Rocas.

Depois, ele passou a dirigir o programa Globo Repórter, de 1985 a 1990. Em seguida, criou, dirigiu e também atuou como repórter do Globo Ecologia, onde permaneceu até 2012. A idealização do documentário Padres de Ataúro veio em seguida, em 2013, quando o diretor resolveu fazer trabalho voluntário junto a dois padres em Ataúro, uma pequena ilha do território de Timor-Leste, no sudeste da Ásia. 

Savaget já havia passado pelo país e feito gravações sobre a independência de Timor-Leste, que havia sido invadido pela Indonésia. Ao retornar ao país em 2013, ele reencontrou os padres Chico e Luís e “me deu um estalo de querer contar essa história”, afirma o diretor. Os padres faziam trabalho missionário de promoção social e econômica nas periferias de São Paulo e Fortaleza e depois foram realizar o mesmo trabalho em Timor. Lá eles ajudaram famílias, implementaram saneamento básico nas casas, incentivaram melhorias nas escolas, fomentaram medidas de proteção às mulheres, entre outras ações sociais e comunitárias. “Tenho um profundo respeito por eles, esse filme foi uma forma de homenageá-los”, conta Savaget.

Além de abordar os diversos projetos de cunho ambiental e social desenvolvidos pelos missionários, o filme também revela tradições culturais e o patrimônio ambiental da ilha, considerado abrigo da maior biodiversidade marinha do planeta. O documentário de 98 minutos foi produzido por Claudio Savaget, em parceria com o Centro Audiovisual Max Stahl para Timor-Leste (CAMS-TL), e editado pelo timorense Eddy Pinto.

Clique na imagem para ampliar.

SERVIÇO

Exibição do Filme Padres de Ataúro

– Sábado, dia 28 de julho

– às 18h00

– Local: Espaço Cultural do Projeto TAMAR Praia do Forte, Mata de São João-BA

– Entrada franca

– Sessão extra, dia 29 de julho, domingo, às 18h00, no Tivoli Ecoresort Praia do Forte

Turtle de couro ou gigante

-

Visitors Center

More information - View previous information