Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Unidos na conservação das tartarugas marinhas: 35 Milhões protegidas

25/04/2018 - Grande mobilização celebrou uma conquista e tanto, 35.000.000 de tartaruguinhas devolvidas ao mar. Saiba mais. ↓

Praia do Forte-BA

O TAMAR comemorou a conquista de 35 Milhões de tartarugas marinhas protegidas, no início de abril de 2018. Após 38 anos de esforços em conservação, pesquisa, sensibilização e educação ambiental, inclusão social e desenvolvimento sustentável, o Projeto mais querido do Brasil juntou amigos, parceiros e apoiadores para celebrar resultados, transmitindo uma mensagem positiva, mesmo com tantas ameaças aos oceanos.

Momentos especiais se repetiram em um final de semana que ficará para sempre nas lembranças e nos corações de centenas de pessoas que participaram em 8 estados, em 25 praias onde o Projeto TAMAR está presente no Brasil. Em Fernando de Noronha-PE, as tartaruguinhas não nasceram nos dias 6 e 7, por isso as comemorações serão no dia 5 de maio, quando haverá a Captura Científica para acompanhar e saber mais sobre pesquisa e conservação, música, vídeos e muito mais.

Desde 1980, o TAMAR conta com as pessoas para desenvolver pesquisa e conservação. Primeiro com os pescadores e moradores das praias, que foram fundamentais para o levantamento das principais áreas de desova das espécies de tartarugas marinhas no país. Aí veio a parceria com a Petrobras para o combustível dos jipes, que se transformou em um patrocínio de 35 anos. Muitos outros apoaidores chegaram e estão juntos à causa até hoje. A participação popular é igualmente fundamental, pois todos são responsáveis pela proteção aos oceanos e ao patrimônio natural brasileiro.

  
35M 1- TAMAR Pirambu com a galera linda e empoderada da confecção; 2- Ponta dos Mangues é resistência, capoeira e atitude para proteger as tartarugas marinhas, a força de todos é o que nos faz seguir em frente; 3- Abaís presente e atuante com a garra e a motivação que inspiram nosso dia a dia - Sergipe Tamaravilhoso, é Maravilhoso! 


35 Milhões de corações pulsantes no mar 35M 
Aracaju-SE

A Grande União

A disputa foi grande e acirrada
Pra saber onde é que nasceria
Se no Rio, em Sergipe ou na Bahia
Ou alguma das bases preparadas
Mas o tempo passou nessa empreitada
E chegamos a grande conclusão
Será grande a confraternização
Quando a tartaruga despontar
O destino mais certo eu sei que é o mar
Que é sua casa, na sua imensidão
 
Onde ela nascer, independente
Se no sul, no nordeste ou no sudeste
Sei que todos aqui tem mesma veste
Que o manto pelo nossa ambiente
Nove estados com festa diferente
Pois não importa pra gente em qual lugar
Onde ela nascer receberá
O cuidado que e nossa proteção
Todos juntos com a satisfação
Quando a estrela enfim voltar pro mar
 
Foi enfim uma disputa interessante
Que mostrou o valor dessa galera
O cuidado de quem aqui já espera
A tartaruga vindoura nesse instante
E ficou de mensagem que importante
É saber que aqui será cuidada
Vai ter festa em noite enluarada
Em qualquer dos lugares que nascer
É o Tamar na missão de proteger
Essa espécie por nós já preservada.  

Maviael Mello


Clique na imagem para ampliar

A costa brasileira em festa - O TAMAR reuniu com arte, poesia, cordel, capoeira, música, bolo, festa e muita criatividade, amigos, parceiros, companheiros de todos os tempos, pesquisadores e apoiadores da causa. Nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina, tartarugas reabilitadas ou filhotes seguiram para o mar simbolizando a marca de 35.000.000 de tartarugas marinhas protegidas até então pelo Projeto TAMAR. 

  
Bolo em Regência-ES, Tamaravilhoso com Guy Marcovaldi na Praia do Forte-BA e filhotes 35 Milhões

"Foi uma satisfação imensa ver o trabalho de todos mostrando nossa história, nosso presente e futuro. Sentir quem faz o TAMAR diariamente vibrando com o Tamaravilhoso em cada esquina foi realmente maravilhoso. A marca de 35 milhões de tartarugas salvas é importante para o Brasil e para a conservação marinha, siginifica que é possível transformar realidades de maneira positiva, contando com as pessoas. Precisamos seguir adiante, muitas ameaças como a pesca, a fotopoluição, a poluição dos oceanos e as mudanças climáticas colocam em risco as populações de tartarugas marinhas. Estamos apenas começando", diz Guy Marcovaldi, fundador e coordenador do TAMAR.

  
1- Filhotes indo para o mar no RJ com a alegria da criançada; 2- Coral do Mar na BA fez todo mundo relembrar a infância; 3- Filhotes 35 Milhões com fotos do maravilhoso Canindé Soares no RN.

Presentes - As comemorações de Mais Vida no Mar tiveram a presença marcante dos amigos das escolas e creches, dos estagiários, dos pesquisadores das antigas que conheceram os primeiros tartarugueiros, dos pescadores parceiros que sempre comemoram as conquistas conjuntas, dos tartarugueiros de hoje e de sempre, estavam presentes todas as gerações. Tinha na festa gente que começou criança ajudando a proteger as tartaruguinhas e hoje já tem filhos, alguns deles já são Tamarzinhos, que também estavam presentes. Tinha avós e até bisavós. Toda a galera dos centros de visitantes e de educação ambiental, da manutenção, da recepção, das lojas e patrocinadores. Veio gente de outros estados, amigos de todos os lugares puderam celebrar. Fácil foi ver visitantes e equipe emocionados em diversos momentos. Uma harmoniosa, diversa e gigante comemoração em família.

  
1- Tem muita gente junto com o TAMAR em Povoação-ES e todo mundo estava lá celebrando; 2- Almofala-CE também toca no coração das antigas e das novas gerações de conservacionistas, essa conquista é de todos nós e ainda temos muito o que fazer; 3- Regência-ES, grande família frutífera da confecção à pesquisa, no campo, na loja, no Rio Doce que inspira muita gente a continuar em frente, render-se jamais!

Vieram diversos artistas amigos da conservação, locais, nacionais e internacionais, bandas, grupos cantando músicas pela natureza, canções do Movimento Tamarear e a mais nova, TAMARAVILHOSO, com letra de Guy Marcovaldi, a música caiu no gosto do povo e vários vídeos foram produzidos com a trilha sonora e cantados em vários momentos durante as comemorações.

Assista: Tamaravilhoso com Levi Lima - Tamaravilhoso Ubatuba - Tamaravilhoso Pipa 

   
Levi Lima da banda Jammil, Instagramer Floripa Mil Grau, Lenine, Michaela Harisson, Maviael Mello, Xangai, Luciano Calazans, Katerina Polemi, Ana Mametto, Marcos Clement e muitos outros amigos compareceram e fizeram das comemorações momentos inesquecíveis.


Macho de tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) reabilitado também voltou para o mar na Praia do Forte-BA - clique na imagem para ampliar

Confira na galeria de fotos mais artistas, amigos em vários lugares e momentos marcantes das comemorações pelos 35 Milhões de tartarugas protegidas:

O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje, o Projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. 

TAMAR Bahia

FOI, É e TAMARAVILHOSO!
Os dias 06 e 07/04 ficarão na memória de quem esteve em Praia do Forte. Sou testemunha ocular, auditiva e sensorial da magnitude que foi, por assim dizer, mais um renascimento de sucesso do Projeto tão amado no Brasil e no mundo.

Artigo de Luciano Calazans, Maestro e diretor do Programa Musical do TAMAR.

Assista na TV Bahia - https://globoplay.globo.com/v/6642737/

TAMAR Sergipe

Em Aracaju, teve discurso do coordenador nacional de sustentabilidade do TAMAR, César Coelho, filhotes de tartarugas indo para o mar, café da manhã nordestino e muitos aplausos para as estrelas da conservação dos nossos oceanos: as tartarugas marinhas! Participaram desse momento Gilberto Carvalho e Francis da Petrobras. Em Pirambu, a soltura contou com a participação das equipes da Pesquisa e da Confecção, que juntamente com a comunidade acompanharam a caminhada dos filhotes para no mar. No Abaís, a equipe juntamente com os alunos da Escola Municipal Emídio de Paula e da escola Pedro Soares celebraram o marco histórico, motivo de alegria para todos os que trabalham para proteger as tartarugas.

No dia 07 a festa continuou e pela manhã foi a vez de Ponta dos Mangues colocar os filhotes 35 Milhões no mar, acompanhados do balanço da capoeira com o grupo de capoeira Unidos nas Tartarugas. Em Aracaju, pela tarde, as pessoas vibraram com a chegada dos filhotes no mar.

À noite, nos dias 06 e 07, em Aracaju, a I Feira Cultural dos Povos e Comunidades Tradicionais, realizada pelo Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC), no espaço cultural do TAMAR, onde além dos artesãos expondo seus trabalhos, teve apresentações de grupos culturais locais. Para César Coelho, os dias foram marcados por muita alegria e comemoração. Todos que fazem parte dessa história se emocionaram com o marco alcançado, renovando as forças para continuar com as ações e proteger mais tartarugas e o meio ambiente".

Assista no SE TV: https://globoplay.globo.com/v/6643007/

TAMAR Ubatuba-SP

As comemorações começaram na sexta-feira com uma visita especial monitorada por biólogo no Centro de Visitantes do TAMAR. À tarde a Alimentação Interativa das Tartarugas Marinhas possibilitou uma interação maior do público infantil, onde as crianças puderam alimentar as tartarugas enquanto recebiam uma aula sobre os hábitos alimentares de cada espécie e sobre uma das ameaças á sobrevivência desses animais, a poluição nos oceanos. 

A soltura simbólica da tartaruga 35 Milhões aconteceu na Praça da Baleia (Praia do Itaguá) minutos antes do pôr do sol. Funcionários do TAMAR, moradores de Ubatuba, alunos e pesquisadores do EETEPA (que trabalham com conservação de tartarugas marinhas no Pará), turistas e alunos das escolas Cooperativa Educacional de Ubatuba e E. M. Altimira Abirached marcaram presença nesse momento tão importante para a conservação das tartarugas marinhas.Veio o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Sr. Wilber Schmidt Cardozo, que realizou a soltura de uma tartaruga-verde reabilitada pelo TAMAR, simbolizando a tartaruga número 35 Milhões.

No dia 07 de abril, as comemorações continuaram no Centro de Visitantes do TAMAR, onde o Grupo Concertada iniciou a festa com um bolo e o tradicional “Parabéns” para a conservação marinha brasileira. A apresentação musical na sequência encantou o público presente, trazendo música boa e de qualidade, com um repertório da MPB e da cultura regional.

TAMAR Espírito Santo

Em Regência, TAMARAVILHOSO foi cantada por um lindo coral dos profissionais e amigos do TAMAR. Em Guriri as crianças puderam se encantar com o tema ‘Bichos do mar’. E em Comboios diversos artistas locais se apresentaram, assim como em Regência, em Linhares-ES. 

Em Comboios/Regência, vários músicos se juntaram no palco para cantar canções da MPB, e as músicas do TAMAR. No final, a música Tamaravilhoso foi cantada em roupagem bela, em interação com o público presente. Houve cortejo para ir ver os filhotes de tartarugas marinhas irem para o mar na praia com a música: Na Praia e No Luar Tartaruga Quer o Mar. Somos amigos das tartarugas, estamos sempre de plantão, noite e dia. A qualquer hora entramos em ação; somos amigos das carebas, dos seus filhotes defensores, protegendo os seus ninhos contra todos predadores. Por tudo isso Tamaravilhoso!

Em Povoação, o clima foi o de corações batendo mais forte em todos que participaram de corpo e alma, tão maravilhoso, que saiu esse cordel:

Hoje é dia de festa, alegria e emoção
Teve alunos, professores reunidos
Na praia da vila de Povoação
Todos com um único objetivo
Em prol da conservação
Observam os filhotes de tartaruga marinha
Indo para o mar numa só direção
Já decorando o caminho de volta
Sabem que chegada a hora voltarão
Pois são crias de Povoação
Os alunos desejam boa sorte e vida longa
Para aquelas 35 tartaruguinhas
Que sem mais delongas se juntam á imensidão
Povoação está em festa
O Espírito Santo também está
O Brasil todo quer comemorar
Juntamente com o TAMAR
Não são um, nem três, nem cinco
São 35 MILHÕES
De filhotes liberados aos mar.

Em Vitória, foi debaixo de chuva para abençoar as tartarugas e as pessoas. Teve palestra e falas emocionadas de quem já viu muita gente dar as mãos pela conservação das tartarugas e também pelas pessoas que dedicam suas vidas a salvar as tartarugas. Música em climinha aconchegante, TAMARAVILHOSO interpretada pela cantora Dora Dalvi. O recital do poema por MC Will Rodrigues, acompanhado por Fabio Carvalho. Chovia forte, no friozinho comemos bolo comemorativo, lembramos dos velhos tempos e falamos do quem vem pela frente, levamos a nossa tartaruga reabiliatada para retornar ao mar com chuva fininha e muitas sombrinhas, que deram um toque a mais nas fotos.

Leia também no Século Diário: http://seculodiario.com.br/38287/10/tartarugas-marinhas-protegidas-ja-somam-35-milhoes-no-brasil

TAMAR Florianópolis-SC

Nas comemorações do TAMAR Floripa não faltaram as tradicionais visitas guiadas e alimentações dos animais. A nossa querida 35 Milhões foi uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) que estava em reabilitação desde 11 de fevereiro, e sua história emocionou os participantes. Ela chegou até a base através do trabalho de parceria com os pescadores locais, pois tinha sido capturada em rede de arrasto para camarão. Além de sinais de afogamento, continha lixo em seu trato digestório. Como o tratamento deu certo, ela recebeu alta no dia 6 e simbolizou a força e a perseverança da Tartaruga 35 Milhões, capaz de reviver a cada nova chance.

Para a soltura desta tartaruga, além de toda a comunidade da Barra da Lagoa envolvida, veio diretamente da Bahia o cantor Levi Lima, da banda Jammil, parceiro do Movimento Tamarear, para prestigiar esse momento tão especial. Junto com o instagramer de comédia Floripa Mil Grau , ele devolveu a tartaruga ao mar numa vibe super positiva.

Logo após o retorno ao mar da tartaruga, os participantes assistiram a apresentação cultural no centro de visitantes do grupo de capoeira de angola No Passo da Tartaruga, apoiado pelo TAMAR há quatro anos, que trouxe, além da roda de capoeira, apresentação de dança afro. No dia 7, as comemorações incluiram pintura facial e a presença do food truck Cucina Zingara sem faltar a cerveja tartaruga de pente, a preferida do sul ao norte. Teve uma apresentação de voz e violão dos parceiraços do Movimento Tamarear, Ana Rosa e Chico Martins, filha e pai, trazendo ao vivo as músicas de sucesso do TAMAR "Bichos do Mar" e "Tamaravilhoso". Para fechar a programação do 35 milhões, Rô Conceição, músico catarinense muito estimado pela população local, fez pocket show e agradeceu diversas vezes a oportunidade de tocar no TAMAR. Nós é que agradecemos a todos, de coração.

TAMAR Ceará

No dia 05 de abril, o TAMAR Ceará organizou o retorno para o mar de uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) ou Aruanã, como é conhecida popularmente, em comemoração aos 35 Milhões de filhotes soltos na natureza. Duas escolas de Almofala participaram na Praia de Almofala-CE, E.M.E.F. Francisco Alves Neto e E.M.E.F. Maria Clarice, numa alegria danada em ver a tartaruga voltar para o mar. Primeiro, uma breve explicação sobre o trabalho do TAMAR no Brasil e no Ceará. Em seguida, a tartaruga marinha foi acarinhada por quem quis se despedir dela e desejar sorte em sua jornada.

Uma soltura em comemoração aos 35 milhões de filhotes soltos na natureza também foi realizada na sub-base da Volta do Rio, município de Acaraú, no dia 09 de abril. A escola E.M.E.F. Laura Furtado foi até a Praia da Volta do Rio, onde a atividade de sensibilização e educação ambiental foi realizada com o retorno para o mar de outra uma tartaruga-verde. 

TAMAR Rio Grande do Norte

Sob olhares curiosos de crianças e adultos, 200 filhotes de tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) foram para o mar após nascerem no Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim-RN. A atividade de sensibilização e educação ambiental ocorreu em comemoraçõa à marca de 35 milhões de tartarugas salvas e devolvidas ao mar pelo Projeto TAMAR. No Rio Grande do Norte, 44km de extensão ao sul do CLBI até Sagi pode se encontrar cerca de mil ninhos sob proteção do TAMAR, que desenvolve, fiscaliza e pesquisa as espécies.

Uma outra soltura ocorreu no dia 7, na praia do Madeiro, em Tibau do Sul-RN, e reuniu novamente uma grande quantidade de pessoas que acreditam na causa e apoiam o TAMAR.

TAMAR Bacia de Campos-RJ

No Rio  de Janeiro, tivemos uma contação de história mostrando o ciclo de vida das tartarugas marinhas de como é desenvolvido o trabalho na região norte fluminense para proteção dos ninhos e filhotes. Foi emocionante ver o interesse e a participação das crianças e a expectativa de quem ganhou o concurso de poesia (Maria Clara dos Santos Barreto) e desenho (Otávio Montovanelli), brindes foram distribuídos para os 3 melhores de cada modalidade. Os olhinhos brilhando para ver os filhotinhos foi demais! As atividades foram realizadas na sede do Parque Estadual da Lagoa do Açu – PELAG em parceria com o Porto do Açu e o PELAG.

Turtle de couro ou gigante

-

Visitors Center

More information - View previous information