Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Projeto TAMAR comemora 35 Milhões de tartarugas marinhas protegidas no Brasil

03/04/2018 - Nos dias 6 e 7 de abril, a partir das 16h, o TAMAR estará em festa, pois terá conquistado a marca de 35Milhões de tartarugas salvas e devolvidas ao mar. Leia mais. ↓

Nos dias 6 e 7 de abril, a partir das 16 horas, o Projeto TAMAR estará em festa, pois terá conquistado a marca de 35 Milhões (#35M) de tartarugas salvas e devolvidas ao mar.

O TAMAR começou em 1980 e dois anos depois salvou os primeiros dois mil filhotes. Atualmente, o Projeto protege e devolve ao mar por ano mais de dois milhões de tartaruguinhas. Além disso, cinco mil animais adultos e juvenis são resgatados de situações de risco, provocadas principalmente por redes e anzóis.

“Vamos comemorar em 26 praias onde estamos presentes e colocar no mar a tartaruga 35 Milhões, que simboliza essa importante conquista para a conservação marinha brasileira, e seguimos em frente, pois ainda temos muito o que fazer”, diz Guy Marcovaldi, coordenador nacional do TAMAR.

Dentre as ameaças à sobrevivência destes animais, além da captura incidental pela pesca, a fotopoluição, a poluição, o trânsito de veículos nas praias de desova e as mudanças climáticas são as principais.

O evento acontecerá em diversos horários, em praias da costa brasileira e ilhas oceânicas, no estados CE, RN, PE, SE, BA, ES, RJ, SP, SC de acordo com os costumes de cada local. Consultar informações abaixo:

Programação #35M
TAMAR Praia do Forte-BA

Terá início às 16h e contará com a presença de artistas, equipe TAMAR, pescadores e visitantes. Uma visita orientada especial abrirá o dia comemorativo. Um recital de poesias e cordéis terá vez no palco.

A nossa querida tartaruga 35 Milhões seguirá para o mar 15 minutos antes do pôr do sol, previsto às 17h30, com a presença de pessoas importantes para a história da conservação marinha no Brasil. Após o momento marcante, todos voltam para o TAMAR e uma mensagem de agradecimento fechará um dia inesquecível para todos, repleto de homenagens e surpresas.

Presença de Lenine, Xangai, Maviael Mello, Michaela Harisson e vários outros artistas que sempre estão no TAMAR. No dia 07 de Abril, a comemoração continua em uma Serenata Especial, com alguns dos músicos que participaram no dia anterior e outros que chegarão de surpresa.

O Projeto TAMAR começou a proteger as tartarugas marinhas em 1980. Com o patrocínio da Petrobras desde 1982, hoje, o Projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Visite www.tamar.org.br

SERVIÇO

Evento: 35 Milhões de Tartarugas Marinhas Protegidas Projeto TAMAR Praia do Forte-BA
Local: Espaço Cultural do Projeto TAMAR Praia do Forte, Mata de São João-BA
Data: Sexta-feira e sábado, 6 e 7 de abril de 2018
Horário: A partir das 16:00
Funcionamento: até 23h00 com atendimento de Bar e Restaurante do TAMAR
Ingressos: evento gratuito
Mais informações: (71) 3676-0321 / 1045 /centrodevisitantes@tamar.org.br

Clique na imagem para ampliar

***************

Programação #35M
TAMAR Sergipe

Em Sergipe, a comemoração ocorrerá em Aracaju, Abaís, Pirambu e Ponta dos Mangues, com momentos especiais e a presença de pessoas importantes para a história da conservação marinha no Brasil.

Em Aracaju, nos dias 06 e 07 de abril, a partir das 16h00, os filhotes de tartarugas marinhas seguirão para o mar. Em seguida, todos voltam para o espaço cultural do TAMAR para conferir a Feira Cultural de Povos e Comunidades Tradicionais de Sergipe e mensagens de agradecimento fechando cada um dos dois dias, que serão inesquecíveis para todos.

No Abaís, a comunidade poderá acompanhar a ida dos filhotes para o mar às 16h00 na praia da orla. E em Pirambu, os filhotinhos irão ao encontro do mar também às 16h00 na praia, próximo ao restaurante Pirambeleza, com a participação de artistas locais.

Em Ponta dos Mangues, a celebração acontecerá no dia 07 de abril às 09h00 e uma roda de capoeira comemorativa dos 35 Milhões será com o grupo Unidos nas Tartarugas, na praia de Ponta dos Mangues.

SERVIÇO

Evento: 35 Milhões de Tartarugas Marinhas Protegidas - Projeto TAMAR Sergipe
Local: Aracaju, Abaís, Pirambu e Ponta dos Mangues
Data: Sexta-feira e sábado, 6 e 7 de abril de 2018
Horário: A partir das 16:00
Ingressos: evento gratuito
Mais informações: (79) 3243-3214 /oceamar@tamar.org.br

Clique na imagem para ampliar

***************

Programação #35M
TAMAR Ubatuba-SP

Terá início às 14h, no dia 06 de abril, no TAMAR Ubatuba. Uma visita orientada especial abrirá o dia comemorativo. Às 16h, a atividade “Alimentação Interativa das Tartarugas Marinhas” contará com a participação das crianças.

A soltura simbólica da tartaruga 35 Milhões ocorrerá alguns minutos antes do pôr do sol, previsto às 17h, na Praça da Baleia (Praia do Itaguá).

No dia 07 de abril, as comemorações continuarão no Centro de Visitantes do TAMAR, onde às 19:30 haverá um bolo e o tradicional “Parabéns” para a conservação marinha brasileira. Na sequência, às 20h, a apresentação musical do Grupo Concertada encerra o momento especial.

SERVIÇO

Evento: 35 Milhões de Tartarugas Marinhas Protegidas -  Projeto TAMAR Ubatuba-SP
Local: Espaço Cultural do Projeto TAMAR Ubatuba e Praça da Baleia (Praia do Itaguá)
Data: Sexta-feira e sábado, 6 e 7 de abril de 2018
Horário: A partir das 14:00 na sexta e a partir das 19:30 no sábado
Mais informações: (12) 3832 6202 tamaruba@tamar.org.br

Clique na imagem para ampliar

***************

Programação #35M
TAMAR Florianópolis-SC

A comemoração no TAMAR Florianópolis começará no dia 06/04, com Visitas Guiadas às 11:00 e 13:00 e Pintura Facial das 14:00 às 17:00. A partir das 15 horas, haverá uma soltura especial com a participação de Levi Lima, vocalista da banda Jammil e Uma Noites, e uma Apresentação Cultural com o Grupo de Capoeira Angola Palmares no Passo da Tartaruga, às 16:30.

No sábado, dia 07/04, tem a presença do foodtruck Cucina Zingara, além de Visitas Guiadas às 11:00 e às 13:00 horas. Alimentação Interativa às 13:45, Pintura Facial das 14:00 às 17:00 e uma apresentação musical voz e violão com Ana Rosa e Chico Martins (Dazaranha).

O horário de funcionamento do Centro de Visitantes nessas datas será das 09:30 as 19:00.

***************

Programação #35M
TAMAR Bacia de Campos-RJ

No TAMAR da Bacia de Campos, a comemoração vai acontecer dia 6 de abril, a partir das 10 horas da manhã, na sede do Parque Estadual da Lagoa do Açu, Rua Olavo Saldanha, 240 Farol de São Tomé Campos dos Goytacazes RJ. Será realizada exposição, palestra, contação de história e um concurso de desenho e poesia. Encerrando a comemoração àss 16 horas, a Soltura de filhotes simbolizando a tartaruga 35 Milhões. Mais informações: (22) 2747-5277

Clique na imagem para ampliar

***************

Programação #35M
TAMAR Regência-ES

No dia 07 de abril (sábado), a partir das 14h00 haverá programação comemorativa na Reserva Biológica de Comboios - considerada a Base do Projeto TAMAR em Regência-ES,  começará com alimentação interativa de tartarugas marinhas e a hora do gelo; exibição de vídeos; recital poético. recital musical com músicos amigos  da natureza, homenagens aos artistas e parceiros e corrida das tartarugas ao mar (soltura de filhotes).

***************

Programação #35M
TAMAR Vitória-ES

No TAMAR Vitória-ES haverá dia 06 de abril a abertura do evento às 16h00, seguida de alimentação interativa das tartarugas marinhas. Na sequência, haverá recital do poema “União”, de Maviael Mello. Às 16h30, haverá apresentação da música ‘TAMARAVILHOSO’, com soltura de tartaruga marinha às 17h00, com parabéns e bolo às 17h30. No dia 07 de abril, às 14h00 será realizada Oficina com material reciclável.

Clique na imagem para ampliar

***************

Programação #35M
TAMAR Guriri-ES

Na Base do Tamar/ICMBio em Guriri, São Mateus-ES, haverá visitas de alunos da Crer e Ser, escola particular de ensino infantil e fundamental, de Guriri. No Dia 04 de abril a Base do Tamar/ICMBio em Guriri receberá 35 crianças de 01 a 03 anos (alguns pais estarão presentes) e será trabalhado o tema ‘Bichos do mar e natureza’, das 13h00 às 17h00. Já no dia 06, serão recebidas 28 crianças de 04 a 05 anos, que conhecerão um pouco sobre o mesmo tema, das 13h00 às 17h30, e na sequência poderão presenciar a soltura de filhotes de tartarugas na praia.

***************

Programação #35M
TAMAR Noronha-PE

Data: 05/04
Captura Científica
Horário: 9:30
Local: Praia do Boldró

Data: 06/04
Soltura de Filhotes
Horário: 18:00
Local: Praia do Boldró
Obs: As crianças da Creche-Bem-Me-Quer irão soltar o filhote 35 milhões.

Data: 07/04
Evento Musical: Banda Capim Açu “Reg Session” Canta a Conservação
Horário:20:00
Local: Centro de Visitantes do Projeto TAMAR

Clique na imagem para ampliar

***************

Programação #35M 
TAMAR PIPA - BARREIRA DO INFERNO-RN

No dia 06/04/2018, às 16h30, ocorrerá dentro do Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI) a corrida ao mar de filhotes de Tartaruga-de-Pente (Eretmochelys imbricata). A nossa querida tartaruga 35 Milhões seguirá para o mar 30 minutos antes do pôr do sol, previsto às 17h00, com a presença dos Oficiais e Praças da Força Aérea e Crianças da escola Universidade da Infância (Unifan) de Natal.

A comemoração continua no dia 7, no Santuário Ecológico de Pipa, em Tibau do Sul com a presença de ilustres convidados e crianças do Centro Infantil Arte de Nascer, além do saudoso parceiro responsável pelo Santuário Ecológico de Pipa, David Hasset. O Santuário abrirá as portas gratuitamente para moradores a partir das 15h00. Para turistas e visitantes valor especial. Às 16h30, acontecerá a corrida ao mar dos filhotes, na praia do Madeiro.

Turtle de couro ou gigante

-

Visitors Center

More information - View previous information