Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

TAMAR celebra 35 milhões de tartarugas marinhas protegidas no Brasil

31/01/2018 - Há 35 anos, as primeiras tartarugas marinhas eram protegidas pelos pesquisadores na Bahia e agora eles aguardam ansiosamente para saber em qual praia vai nascer a de número 35.000.000 ↓

Ainda não se sabe em qual praia será o nascimento e isto está gerando a maior expectativa entre os pesquisadores e profissionais que trabalham pela conservação das tartarugas marinhas no Brasil. “Anunciamos que uma nova geração de tartarugas passou a desovar nas praias brasileiras e, ao contabilizarmos dados das temporadas reprodutivas, descobrimos que aconteceria no verão de 2018 um marco na história do TAMAR, o nascimento de 35 milhões de tartarugas marinhas protegidas em nosso país”, conta Guy Marcovaldi, fundador e coordenador nacional do Projeto TAMAR.

Pode ser na Bahia ou em qualquer outro lugar onde o TAMAR está. Os pesquisadores estão fazendo contas para saber, mas é imprevisível, pode ser a qualquer momento. “De norte ao sul do país, vai chegar a tartaruga que há 35 anos foi um dos primeiros filhotes soltos ao mar pelo TAMAR, o que ocorreu 2 anos após o início do primeiro levantamento científico da ocorrência dessas espécies no litoral brasileiro, feito com a ajuda dos pescadores e moradores locais”, lembra Marcovaldi. A tartaruga saiu da Bahia, fez viagens transoceânicas, enfrentou diversos perigos e 35 anos depois vai finalmente se reproduzir e de um de seus ninhos vai nascer a tartaruguinha 35 milhões.

O TAMAR não conseguiria chegar a lugar algum sem a ajuda das comunidades litorâneas e de todos os que se importam com a natureza. A conservação das tartarugas marinhas e dos ambientes dos quais elas dependem precisa do apoio de toda a sociedade:

- Comunidades de pescadores, que interagem diretamente com as tartarugas;

- Populações costeiras, que ajudam a cuidar dos ninhos e filhotes;

- Empresas e instituições, que apoiam financeiramente e têm sido parceiras constantes;

- As pessoas consumidoras dos produtos que geram serviços nas comunidades e financiam as atividades do TAMAR;

- Os turistas que visitam as bases e Centros de Visitantes do TAMAR e valorizam as áreas naturais e a cultura local;

- Os governantes, que devem apoiar os programas de conservação que signifiquem compromisso com a melhoria de qualidade de vida para as gerações futuras.

O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Hoje, o TAMAR é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção, é a principal missão do TAMAR, que protege cerca de 1.100km de praias, em 25 localidades em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove estados brasileiros.

Sinta o clima!

Mais informações: 71 3676-1045

Visite: www.tamar.org.br

Turtle de couro ou gigante

-

Visitors Center

More information - View previous information