Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Pesquisadores do Tamar avaliam resultados da última temporada de reprodução no ES e RJ

20/05/2016 - Troca de experiência e de conhecimentos técnico-científicos. Leia mais. ↓

Nos dias 10 e 11 de maio, pesquisadores do Projeto Tamar se reuniram na vila de Regência/ES para realizar um encontro de troca de experiência, conhecimentos técnico-científicos e para discutir temas da última temporada de desova das tartarugas marinhas nos estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Estavam presentes 40 pesquisadores do ES, RJ, SP, BA e SE, além de convidados de instituições parceiras. A temporada 2015-2016 terminou em março e a próxima (2016-2017) começa em setembro.

Dentre os assuntos abordados no encontro, destaque para: Pesquisa e conservação da tartaruga-de-couro no Brasil; Pesca e encalhes de tartarugas marinhas adultas no litoral norte do Rio de Janeiro; Avaliação da interação da pesca com as tartarugas marinhas no Espírito Santo; Telemetria em tartaruga-oliva; Atualização dos Impactos socioambientais causados pelo rompimento da barragem de rejeitos de minérios da Samarco; Apresentação sobre esforço de pesquisa a longo prazo na BA e em SE; Discussão sobre a importância da qualidade dos dados na avaliação de resultados de manejo e pesquisa. Também participou como convidada a professora Sarah Vargas da Universidade Federal do Espirito Santo, doutora em biologia molecular, que ministrou palestra sobre Genética da conservação das tartarugas marinhas.

 
Tartaruga-cabeçuda (esquerda) e  tartaruga-de-couro (direita)

O Espírito Santo é o único estado brasileiro com desova regular da tartaruga-de-curo (Dermochelys coriacea) e por isso é uma área de grande importância para conservação dessa espécie, além de ser um importante local de desova também da tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta). O Rio de Janeiro é área de alimentação das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil e de reprodução da tartaruga-cabeçuda.

A analista do Centro Tamar-ICMBio, Dra. Cecília Baptistotte, considerou o encontro muito positivo, pois além da integração da equipe com pesquisadores convidados, a avaliação detalhada dos resultados desta temporada reprodutiva na região foi fundamental para subsidiar as informações necessárias e estratégicas para programação de ações prioritárias de proteção dessas espécies. O coordenador do Centro Tamar-ICMBio, Joca Thomé, salientou a importância da atuação compartilhada nessa área onde ocorre a maior geração de machos de tartaruga-cabeçuda, e que representa uma região homogênea para gestão de conservação em função das atividades de petróleo, portos e pesca.

Turtle Verde ou Aruanã

-

Visitors Center

More information - View previous information