Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Estímulo ao turismo leva blogueiros e jornalistas aos melhores pontos de Aracaju

13/05/2016 - O Oceanário de Aracaju é o primeiro do nordeste e o quinto do Brasil. Leia mais. ↓

Foto: blog Vida de Turista

O Tamar já recebeu nesses últimos 35 anos de trabalho pela proteção às tartarugas marinhas do Brasil mais de 15 milhões de visitantes. Dentre estes estão diversos blogueiros e jornalistas, formadores de opinião e cidadãos interessados nas relações existentes entre a pesquisa, a conservação das tartarugas e o turismo nas praias onde o Tamar atua. Em Sergipe, o Projeto Sentir Aracaju, lançado em abril pela Prefeitura Municipal, promoveu visitas aos principais pontos da cidade para mostrar mundo a fora, e o Oceanário de Aracaju foi um deles.

Para o coordenador do Tamar em Sergipe, César Coelho, fazer parte dessa iniciativa do município tem sido muito importante, pois além de mostrar um reconhecimento do Tamar enquanto espaço relevante para a cidade, colabora com a transmissão da mensagem da conservação das tartarugas marinhas e dos oceanos. O resultado de toda essa movimentação pode ser visto em posts entusiasmados e cheios de emoção, descrevendo as experiências em conhecer o que e como se faz no país para proteger esses animais ainda ameaçados de extinção.

Os primeiros a visitar o Oceanário foram o jornal Folha de São Paulo e a revista Melhor Viagem. Em seguida, os blogs Mil e Uma Viagens, Meu Destino, Guia Viajar MelhorVagando por Aí e Vida de Turista, que fazem parte da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem. Ainda deverão visitar o Tamar em Aracaju os blogs Cris pelo Mundo, Casal no Mundo, Diário de Mochileiro, Prefiro Viajar, Maior Viagem, Nós na Trip e Estevam pelo Mundo, além do jornal Estadão e da revista Viaje Mais.

O trabalho do Tamar em Sergipe começou em 1982, em Pirambu, com uma das três primeiras bases de pesquisa e conservação de tartarugas marinhas do Brasil. Hoje, existem três bases no estado (Pirambu, Abaís e Ponta dos Mangues) e um Centro de Visitantes, o Oceanário de Aracaju.

O Oceanário de Aracaju, inaugurado em junho de 2002, recebe cerca de 120 mil visitantes por ano, é o primeiro oceanário do Nordeste e o quinto do Brasil. Os outros ficam em São Paulo (Santos, Ubatuba, Aparecida do Norte e Guarujá). Tem forma de uma tartaruga gigante, com a cobertura em eucalipto e piaçava. É um dos atrativos turísticos da cidade, destacando-se na moderna e revitalizada Orla de Atalaia, entre espelhos d’água com pontes, calçadão, ciclovia e espaço para exposições, apresentações culturais e esportes aquáticos. Através de atividades regulares, como visitas orientadas, palestras e exposições, favorece a sensibilização de moradores e visitantes para a conservação do ecossistema marinho e das riquezas do rio São Francisco. Palestras, mostras de vídeos e aulas junto aos aquários, permitem aos visitantes aprender sobre o ecossistema do litoral sergipano e conhecer diversas espécies de animais, incluindo os misteriosos das profundezas do oceano.

Projeto Tamar - Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-Tamar e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. O Projeto Tamar tem o patrocínio oficial da Petrobras desde 1983, através do programa Petrobras Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua recebe diversos apoios locais.

Turtle Oliva

-

Visitors Center

More information - View previous information