Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Lançado livro dos mesmos autores do curta 'TAMU e seus amigos, navegue nesta aventura'

29/04/2016 - Como vivem as tartarugas marinhas? Que velocidade atingem ao nadar? O que podemos fazer para protegê-las? Saiba mais! ↓

Como vivem as tartarugas marinhas? Que velocidade atingem ao nadar? O que podemos fazer para protegê-las? O livro “Tartarugas Marinhas”, escrito pelos alunos da turma do 1º ano A do Ensino Fundamental de 2014 do Colégio de Aplicação/UFSC, autores do criativo curta de animação "TAMU e seus amigos, navegue nesta aventura", traz respostas para estas perguntas e outras curiosidades sobre estes animais ainda ameaçados de extinção. O livro lançado dia 18/04, no auditório do Colégio de Aplicação da UFSC, é resultado do trabalho da Professora Mariza Konradt de Campos com os alunos, em parceria com o Projeto Tamar.

Tudo começou quando a turma recebeu um visitante inesperado, uma tartaruga de pelúcia chamada TAMU. TAMU veio da Base do Projeto Tamar de Aracaju/SE e passou um ano com a turma para ajudar a aprender mais sobre as tartarugas marinhas. Através do ensino multidisciplinar, as crianças foram alfabetizadas e tiveram noções de matemática, geografia e biologia no universo da tartaruga marinha. A proposta era que as crianças percebessem o bichinho de pelúcia como um aluno da turma e que o levassem para casa por alguns dias para que ele conhecesse a vida de cada uma delas. Para complementar o aprendizado, a turma e o TAMU visitaram a base do Tamar Florianópolis e nessa visita uma grande parceria foi fortalecida.

As crianças produziram um vídeo em Stopmotion, todo feito com frutas e verduras, que foi lançado na mostra de Ciências do Colégio Aplicação. O vídeo ficou tão legal que foi apresentado em festivais de cinema pelo país e lançado no site oficial do Tamar, além das inúmeras reportagens em vários meios de comunicação. Após o lançamento do vídeo, as crianças continuaram com suas pesquisas e escreveram um livro explicando um pouco mais sobre a vida das tartarugas marinhas. O livro fez parte da Exposição do Projeto Tamar no Shopping Continente, em São José/SC, e da programação da 13ª Semana dos Museus no Tamar, em 2015. Com o apoio da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina e o do Tamar, o livro foi editado e publicado.

Na solenidade de lançamento havia cerca de 70 pessoas entre alunos, famíliares, equipe do Colégio de Aplicação e equipe do Tamar. O evento iniciou com uma apresentação musical da turma, que cantou a música “Tartaruga Marinha”, seguida por discursos e muitos agradecmientos. Os autores mirins ainda foram convidados para participar da próxima Feira do Livro Municipal.

  

Dois pais também fizeram seus discursos e, segundo Michelle Araújo, mãe de um dos alunos, “foi um prazer imenso vivenciar um momento tão especial e poder representar os pais dos alunos autores na cerimônia de lançamento do livro. Nossos pequenos estão nos dando uma grande lição: que fazer o bem, cuidando da natureza e respeitando as pessoas e o nosso planeta é algo que se aprende desde cedo”. Michelle, que é jornalista, ainda escreveu uma poesia em homenagem às tartarugas marinhas:

A tartaruga marinha

A tartaruga marinha ia e vinha
Meio zonza e sem direção
A probrezinha tinha muito medo e não sabia
Se era seguro seguir seu coração

Um dia, a tartaruga marinha
Encontrou uma turminha cheia de empolgação
Eles estudaram tudinho sobre ela e suas amigas lá no Aplicação

E foi lá no Tamar que as crianças aprenderam
A importância da preservação.

Cheias de muita vontade elas queriam ajudar
Fizeram trabalhos bem lindos, um filme
E até um livro conseguiram publicar

Graças a essa criançada, a tartaruga marinha e suas amigas
Hoje não têm mais medo de nadar
Isso porque seus amigos
Ajudaram a todo povo conscientizar
Dizendo que a tartaruga é parte da gente
Assim como toda a natureza
E nós devemos preservar.

(Michelle Araújo)

O livro foi declarado oficialmente lançado e as crianças distribuíram exemplares para os convidados e para as famílias. No dia 30/04, as crianças terão a oportunidade, depois de tanta pesquisa e dedicação, de ajudar o Tamar a soltar uma tartaruga marinha reabilitada. A soltura será em comemoração ao lançamento do livro e todas as crianças que se dedicaram para publicar essa linda obra vão participar.

Turtle Cabeçuda ou Mestiça

-

Visitors Center

More information - View previous information