Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Reunião do Comitê Científico da CIT discutiu nova resolução para reforçar proteção da tartaruga cabeçuda

07/11/2015 - Brasil foi representado pelo TAMAR. Leia mais. ↓

A 12ª reunião do Comitê Científico da Convenção Interamericana para a Proteção e Conservação das Tartarugas Marinhas (CIT) aconteceu em Viña del Mar, no Chile, de 27 a 29 de outubro de 2015. O evento reuniu especialistas e representantes científicos de 13 países, que discutiram e desenvolveram estratégias para fortalecer esse importante tratado de coalizão internacional pela proteção das tartarugas marinhas. Entre os temas tratados houve a discussão de uma resolução para a conservação das quatro populações de tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) que estão no Pacífico Norte, Pacífico Sul, Noroeste do Atlântico e Noroeste do Atlântico Sul, área de abrangência da CIT.

As tartarugas marinhas precisam prosseguir com seu longo cilco de vida em um mundo cheio de perigos, e por isso esses animais ainda ameaçados de extinção precisam de apoio do mundo inteiro. Redes de pesca, anzóis, fotopoluição e a poluição dos oceanos, além das mudanças climáticas, são seus principais inimigos e podem interromper a chance de recuperação das populações. Para melhorar o estado de conservação destas quatro populações de tartaruga-cabeçuda, os Estados signatários da CIT resolveram trabalhar coordenadamente para implementar e desenvolver planos de recuperação dessa espécie, encontrar estratégias comuns para reduzir impactos que afetem as sub-populações de tartaruga-cabeçuda, e desenvolver um relatório resumido sobre o estado de conservação de todas as populações de tartaruga-cabeçuda na área da Convenção, a cada quatro anos.

Como explica a coordenadora de pesquisa e conservação do Tamar, Neca Marcovaldi, este relatório terá por base as avaliações da Lista Vermelha da IUCN, as principais revisões regionais sobre o status de conservação das populações de tartaruga-cabeçuda e as informações fornecidas nos relatórios anuais dos países partes da CIT. O primeiro relatório deve ser apresentado à Conferência das Partes da CIT em 2017. Foram abordados e discutidos em grupos de trabalho durante a reunião estratégias de mitigação do impacto das mudanças climáticas, das pescarias e da poluição nos oceanos.


Tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta).

Turtle Oliva

-

Visitors Center

More information - View previous information