Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Tamar Ubatuba mostrou a Cultura do litoral norte de São Paulo

31/08/2015 - V Mês da Cultura Popular juntou em agosto um monte de gente bacana para celebrar as tradições das comunidades. Leia mais. ↓

Congada de São Benedito

O V Mês da Cultura Popular juntou em agosto um monte de gente bacana no TAMAR Ubatuba para celebrar e mostrar as expressões culturais tradicionais do litoral norte de São Paulo e região. Pelo 5º ano, o evento teve programação especial com solturas de tartarugas marinhas e muito aprendizado sobre conservação, apresentações musicais de grandes artistas e grupos culturais, dança, teatro e exposições que retrataram o modo de vida das comunidades. O início da programação, realizada com o apoio da PETROBRAS, aconteceu no dia 01 de agosto, com abertura da banda Os Cascudos, seguida do memorável show de Moraes Moreira e Davi Moraes.

A programação musical continuou nos finais de semana, recebendo o Grupo Concertada, que interpretou canções da cultura popular, a banda Sianinhas de São Luís do Paraitinga, e o Fandango Caiçara, que mantêm viva a cultura musical caiçara. Contou ainda com as apresentações teatrais com lendas da região “A Gruta que chora” e “Boi de Conchas”, as apresentações dos grupos culturais Congada de São Benedito e Dança da Fita do Itaguá, contação de histórias, encontro de capoeira, filmes e curtas sobre a cultura popular e solturas de tartarugas marinhas. Mais de 2.000 pessoas participaram da programação em parceria com o Silo Cultural de Paraty que movimentou o espaço cultural do TAMAR Ubatuba.

  

  

O encerramento do V Mês da Cultura Popular uniu um músico de Paraty representante da cultura caiçara e uma cantora paulistana, dona de uma voz de emocionar, numa apresentação especial dia 22. Luís Perequê e Dani Lasalvia mostraram uma harmonia musical que encantou o público. Luis Perequê, nascido e criado na zona rural de Paraty-RJ, captou e traduziu em suas canções a cultura e o modo de viver do caiçara. A paulistana Dani LaSalvia estudou percussão vocal e corporal, passou uma temporada em Moscou para aperfeiçoamento em canto lírico, no Conservatório Tchaikovsky e logo voltou ao Brasil e focou seu trabalho em canto popular.

  

Para realizar o V Mês da Cultura Popular, o TAMAR contou com os apoios culturais do Grão Culinária Integral, Restaurantes Perequim, Papagalli e Bardolino, Pousada Recanto das Palmeiras, Supermercado Paulista, Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, Mar e Serra Turismo e Viagens e a produção de Tita nas Nuvens Produtora.

Criado há 35 anos, o Projeto TAMAR é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-TAMAR. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. O Projeto TAMAR tem o patrocínio oficial da PETROBRAS, através do programa PETROBRAS Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua recebe diversos apoios locais. Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.

Turtle Verde ou Aruanã

-

Visitors Center

More information - View previous information