Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

TAMAR e ArcelorMittal Tubarão celebram 15 anos de parceria

27/08/2015 - Importante para o avanço da pesquisa científica sobre as tartarugas marinhas no Brasil. Leia mais. ↓

Tartaruga-verde

Desde agosto de 2000, o Tamar e a ArcelorMittal Tubarão mantêm um convênio para a realização de pesquisa sobre a população de tartaruga-verde (Chelonia mydas) que utiliza o canal do efluente final da empresa no Espírito Santo. O trabalho tem como principal objetivo realizar com capturas e marcação dos animais estudos de biometria, crescimento, padrões migratórios, perfil hematológico e condição de saúde. Nesses 15 anos de cooperação, 3.576 tartarugas foram capturadas, marcadas e devolvidas ao mar. 

Para celebrar essa parceria importante para o avanço da pesquisa científica sobre esses animais ainda ameaçados de extinção no Brasil e no mundo, no dia 11 de agosto de 2015, foi realizado um almoço na sede de Educação Ambiental da ArcelorMittal Tubarão. O Presidente da ArcelorMittal Brasil e do Segmento de Aços Planos América do Sul, Benjamin Mário Baptista Filho, junto com a equipe de gerentes da ArcelorMittal Tubarão, selou a renovação do convênio com o Projeto Tamar por mais três anos. Presença do Coordenador do Projeto Tamar, Guy Marcovaldi, Coordenador Nacional do Centro Tamar-ICMBio, João Carlos Alciati Thomé, Coordenadora do Tamar no ES, Cecília Baptistotte, além de pesquisadores e colaboradores do Tamar ES.

Esse trabalho contínuo de pesquisa e monitoramento de tartarugas marinhas, que acontece com a cooperação da ArcelorMittal Tubarão, resultou até o momento em duas teses de doutorado, três dissertações de mestrado, diversos artigos publicados em periódicos científicos e monografias de graduação.


Proteger as tartarugas marinhas é trabalho em equipe. 

ArcelorMittal Tubarão

A ArcelorMittal Tubarão é uma unidade de produção integrada de aços planos, localizada na Região Metropolitana da Grande Vitória, no Espírito Santo. Tubarão e a unidade de Vega, instalada na Região Sul do Brasil, fazem parte do Grupo ArcelorMittal, maior produtor de aço do mundo. Presente em cerca de 60 países e contando com mais de 250 mil empregados, o Grupo ArcelorMittal é líder mundial na produção de aços planos e longos.

Projeto Tamar

Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. O Projeto Tamar tem o patrocínio oficial da PETROBRAS, através do programa PETROBRAS Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua, recebe diversos apoios locais.

Turtle Verde ou Aruanã

-

Visitors Center

More information - View previous information