Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Dia Internacional da Tartaruga Marinha foi comemorado no Tamar

14/07/2015 - Atividades especiais juntaram muita gente que curte os oceanos e as tartarugas. Leia mais! ↓

Florianópolis/SC

Em junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), o Dia Mundial dos Oceanos (08/06) e o Dia Internacional da Tartaruga Marinha (16/06), momentos para sensibilizar a sociedade quanto aos principais temas fundamentais para a manuntenção da boa qualidade de vida das gerações futuras. No TAMAR, atividades especiais juntaram muita gente que curte os oceanos e as tartarugas.

ALMOFALA (CE)
O Dia internacional da Tartaruga Marinha no Ceará foi comemorado com escolas e pescadores. Nas escolas, o TAMAR organizou uma exposição com painéis sobre as tartarugas marinhas, réplicas em tamanho real das espécies, e uma mostra de resíduos sólidos como forma de chamar a atenção para o prejuízo que eles podem causar aos oceanos, tartarugas e outros animais. As atividades realizadas contaram com o apoio de barraqueiros da Praia de Almofala que cederam espaços em suas barracas para a comemoração. Foi realizada palestra para estudantes do 1º período do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal do Ceará – IFCE e para alunos do 5º ano da escola EMEF Maria Almerinda Jucá Magalhães. Em seguida, houve soltura de uma tartaruga marinha reabilitada. Com os pescadores da região os estagiários do TAMAR encenaram uma peça da campanha 'Nem Tudo que Cai na Rede É Peixe'. O teatro mostrou o protocolo de ressuscitamento de tartarugas marinhas e abordou o tema da conservação desses animais. A atividade foi realizada na pesqueira, local de armazenamento de peixes, na praia de Almofala, contando com a participação de cercade 80 pessoas.

OCEANÁRIO DE ARACAJU (SE)
De 01 a 07 de junho os visitantes do Oceanário puderam conhecer mais sobre o meio ambiente e a importância dele em nossas vidas, através de atividades como a alimentação dos animais (moreias, lagostas, caranguejos e outros); alimentação interativa das tartarugas marinhas; oficina artística reutilizando materiais na confecção de brinquedos; teatro de fantoches As aventuras de Oliver, a tartaruga-oliva; alimentação dos animais (raia, meros e outros peixes); alimentação interativa dos Tubarões; cinco palestras (Tartarugas Marinhas as Porta-Bandeiras da Conservação, O Projeto Tamar e a Conservação das Tartarugas Marinhas, Como a Comunidade tem Ajudado as Tartarugas Marinhas, A Conservação das Tartarugas Marinhas no Litoral Sergipano e As Tartarugas Marinhas e os Oceanos); soltura de filhotes; tanque interativo e Enriquecimento Ambiental com as Tartarugas Marinhas (Horta das tartarugas e Hora do Gelo). Durante o período, mais de 3.000 pessoas visitaram o Oceanário e participaram das atividades. No dia 16 de junho, Dia Internacional da Tartaruga Marinha, houve um Café Nordestino com jornalistas de Sergipe, importantes colaboradores na divulgação das atividades de conservação das tartarugas marinhas no estado, e uma soltura de filhotes. Durante o dia, diversas atividades encantaram os visitantes

PIRAMBU (SE)
A base de Pirambu, sede do TAMAR SE/AL, realizou diversas ações com asescolas situadas no entorno das Áreas Prioritárias para a Conservação das Tartarugas Marinhas. A equipe TAMAR visitou a Escola Maria Terezinha dos Anjos, situada no Município de Barra dos Coqueiros, e realizou uma Palestra sobre a temática “ Tartarugas Marinhas e Oceanos” a 150 estudantes. Durante a tarde do mesmo dia, a equipe recebeu no Clubinho da Tartaruga alunos e professores da E.M.E.F. Professora Maria de Lourdes Santos Oliveira (povoado Canal, Barra dos Coqueiros) e também da E.M.E.F. Doutor Jose Augusto Cruz Santana (povoado Touro, Barra dos Coqueiros) para outra palestra com a mesma temática, além de uma soltura de filhotes com 40 alunos. No dia seguinte, o TAMAR visitou a Escola Municipal Dioclides Jose Pereira (povoado Jatoba, barra dos Coqueiros) para uma soltura de filhotes na praia perto da escola com 30 alunos. Para fechar a programação, teve uma divertida Gincana Ambiental no povoado Pontal da Ilha.

PONTA DOS MANGUES (SE)
Em Ponta dos Mangues, litoral norte do Estado de Sergipe, a equipe TAMAR, a comunidade e o Grupo de Capoeira Unidos nas Tartarugas atravessaram de barco um trecho do estuário do Rio São Francisco e realizaram uma linda soltura de filhotes na porção Norte de praias, ilha que fica em frente ao povoado de Ponta dos Mangues. No retorno houve um torneio de futebol, organizado pelos próprios alunos da Capoeira. Como premiação, uma bola de futebol e bolsas feitas pela Confecção do TAMAR em Pirambu.

PRAIA DO FORTE (BA)
No dia 16 de junho, a visita orientada foi bem especial. Cerca de 40 crianças puderam interagir com as tartarugas e aprender mais detalhes sobre o trabalho do TAMAR para protegê-las. No final do dia, os visitantes puderam alimentar as tartarugas e tocar nos tubarões. E o dia terminou com a soltura de uma tartaruga-cabeçuda na praia do portinho, com a participação da equipe TAMAR, Tamarzinhos e um público de mais ou menos 100 pessoas. Todo mundo se emocionou!

FERNANDO DE NORONHA (PE)
No dia 16/6, o Projeto TAMAR comemorou em grande estilo o Dia Internacional da Tartaruga Marinha no Centro de Visitantes de Fernando de Noronha/PE. No final do dia, cerca de 300 pessoas, entre moradores e turistas, puderam acompanhar o nascimento de filhotes da espécie tartaruga-verde na praia do Boldró. Teve a palestra especial “As tartarugas marinhas e o Projeto TAMAR”, no auditório lotado do Centro de Visitantes. A noite teve ainda uma apresentação especial da banda Tamarazul formada por amigos do TAMAR e moradores da ilha que tocaram as musicas dos CDs do TAMAR, além de muito reggae e mpb. Mais de 150 pessoas que estavam curtindo o show ficaram encantadas com as canções que falam da proteção dos oceanos e ainda puderam comer um pedacinho do bolo em comemoração a esse dia tão especial. 

VITÓRIA (ES)
No dia 16 de junho, em comemoração ao Dia Internacional da Tartaruga Marinha, foram realizadas duas solturas de tartarugas-verde reabilitadas. A primeira foi realizada com a presença de crianças do CMEI DARCY CASTELLO DE MENDONÇA que realizaram a visita guiada e puderam participar e curtir esse momento emocionante. A outra soltura foi realizada com o público em geral e foi transmitida ao vivo por uma emissora local de TV. Cerca de 100 pessoas participaram das atividades.

PONTAL DO IPIRANGA (ES)
Na Praia de Pontal do Ipiranga, nas proximidades da Cabana Renascer, foram ministradas duas palestras sobre as tartarugas marinhas. Em um clima descontraído, numa roda de conversa, foram abordados temas sobre as espécies de tartarugas marinhas que existem no Brasil, principalmente as que desovam em Pontal, o problema da extinção, as ameaças e o trabalho realizado pelo Projeto TAMAR para proteger esses animais. Turmas de estudantes (49 alunos) participaram de um concurso de escultura de areia, e os professores selecionaram as seis melhores, que foram premiadas com livros.

REGÊNCIA (ES)
Na comunidade de Regência, litoral de Linhares, a equipe do TAMAR fez palestras e exibiu vídeos para fazer um resgate histórico das ações desenvolvidas em 35 anos na comunidade. Uma das palestras foi com a escola EEFM Vila Regência, no período matutino e noturno para 166 alunos e professores, além de exibir dois vídeos do TAMAR para alunos e professores do turno vespertino. Para seus 33 colaboradores da Confecção do TAMAR EM Regência, escritório administrativo e no Centro Ecológico de Regência, teve palestra mostrando todo o processo histórico, seus programas e ações socioambientais trilhados na região. Vale destacar uma linda homenagem feita ao pescador amigo das tartarugas marinhas.

UBATUBA (SP)
O Dia Internacional da Tartaruga Marinha foi comemorado em Ubatuba com uma atividade de soltura de tartarugas marinhas com os alunos da Escola Municipal “Iberê Ananias Pimentel” da Vila de Picinguaba. A Vila de Picinguaba é uma comunidade de pescadores que ainda não colabora com o TAMAR no registro de capturas incidentais de tartarugas pela pesca. Por este motivo, os alunos da Picinguaba não estão acostumados com a rotina de solturas que acontecem em outros tantos bairros do município. Por isto, o TAMAR resolveu comemorar o Dia da Tartaruga com um bate papo informal dos biólogos com os alunos, sobre aspectos da biologia das tartarugas e das pesquisas realizadas pelo TAMAR. Ao fim da atividade, foi realizada a soltura de duas tartaruga com a participação dos professores e de 24 alunos.

FLORIANÓPOLIS (SC)
Teve uma soltura de tartaruga-verde reabilitada no TAMAR Florianópolis após ter sido capturada em rede de pesca. A soltura contou com cerca de 200 pessoas, entre elas, alunos das escolas Jardim Solemar, de São José/SC e Escola Adventista, de Tubarão/SC. No Centro de Visitantes, todos (cerca de 313 pessoas) puderam também acompanhar a alimentação das tartarugas marinhas e participar do sorteio de um kit da loja TAMAR, em comemoração também à Semana do Meio Ambiente e o dia dos Oceanos. O ganhador do kit foi o senhor Eri Kunratti, de Curitiba/PR. No Dia dos Oceanos, o TAMAR realizou uma mini-limpeza de praias com a escola pública integrada Acácio Garibaldi, da comunidade da Barra da Lagoa. Participaram cerca de 30 alunos do 5º ano, que participaram de palestra educativa sobre as ameaças aos oceanos e às tartarugas marinhas e depois foram conduzidos à praia para realizar a atividade de limpeza. As crianças foram divididas em dois grupos. Em apenas 5 minutos de coleta, cerca de 40 kg de lixo foi coletado. Ao final, todas as crianças foram premiadas com brindes e kits educativos do TAMAR.

Turtle de couro ou gigante

-

Visitors Center

More information - View previous information