Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Tartarugas marinhas inspiram curta de animação feito por estudantes de Florianópolis

13/07/2015 - Tamu e seus amigos: navegue nesta aventura! Leia mais. ↓

Suuuuper produção!

A animação 'Tamu e seus amigos: navegue nesta aventura', feita pelos alunos do 1º ano A do Ensino Fundamental de 2014 do Colégio Aplicação de Florianópolis/SC, foi um dos 39 filmes selecionados para participar do 19º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM/2015). Durante um ano, a professora Mariza Konradt de Campos manteve contato com o Projeto TAMAR de Floripa, enviou fotos dos trabalhos dos alunos e se atualizou sobre a conservação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro. Contou também com o auxílio do material de apoio guia do professor do Programa Amigos do Mar, parceria entre o Instituto Arcor Brasil e o Projeto TAMAR.

Tudo começou em Aracaju/SE, quando Tamu, uma tartaruga de pelúcia, visitou suas amigas tartarugas no TAMAR pela primeira vez. A partir daí, a professora desenvolveu uma atividade multidisciplinar que abordou o tema da proteção a esses animais ainda ameaçados de extinção, e teve como resultado o vídeo abaixo, selecionado entre 385 trabalhos inscritos no FAM/2015, que foi realizado de 19 a 26 de junho, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. Aumente o som e assista!

Para a coordenadora do TAMAR Florianópolis, Juçara Wanderlinde, o trabalho é um ótimo exemplo de como os professores podem tratar esse assunto em sala de aula. O filme conta a história do Tamu, uma tartaruga-verde que sobrevive graças a ajuda de pessoas preocupadas em cuidar da natureza e preservar os animais, e ao trabalho de instituições como o Projeto TAMAR, conta a professora Mariza. "Os alunos pesquisaram, assistiram a documentários, leram, fizeram questionamentos, ouviram palestras, registraram, fizeram visitas em busca de informações e descobriram muitas curiosidades sobre as tartarugas marinhas. A presença do Tamu na sala permitiu, além do incentivo à produção oral e escrita, o estímulo para a turma explorar a biodiversidade marinha e questões como aquecimento global, poluição, extinção de espécies e o respeito às diferenças. As crianças escolheram como trilha sonora a música 'Deixa a tartaruga nadar', de Guy Marcovaldi e Moriel Costa, tocada pela Banda Dazaranha, do CD do Projeto TAMAR '30 Anos de Histórias para Cantar'. O filme mostra que ser uma tartaruga marinha nos dias de hoje não é fácil! Além de fugir dos predadores naturais, as tartaruguinhas precisam, desde cedo, superar diversos problemas causados pela ação humana para sobreviver, como a poluição dos mares, a pesca acidental e o aquecimento global. O filme acaba com um lindo arco-íris cobrindo o TAMAR, mostrando que temos pessoas e entidades que se preocupam em cuidar da natureza. O artista Diego de los Campos auxiliou na gravação e fez a edição do filme. Contamos também com a colaboração das bolsistas Beatrice Noleto, Natália Oliveira e Michele Freitas".

Veja agora aqui abaixo o making of dessa suuuuuuper produção!!! 

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This free digital slideshow made with Smilebox

 

Saiba mais: Alunos do Aplicação têm filme selecionado para o FAM

 

Turtle de couro ou gigante

-

Visitors Center

More information - View previous information