Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Tamar sugere mudança no horário de pesca com redes de espera em Ubatuba para proteger tartarugas marinhas

17/06/2015 - Medida mitigadora da captura incidental de tartarugas marinhas na pesca com redes de espera de superfície é difundida no litoral de São Paulo. Leia mais. ↓

A partir do conhecimento tradicional dos pescadores que colaboraram com uma pesquisa de dois anos, o Projeto Tamar confirmou que a maioria das tartarugas-verdes (Chelonia mydas) capturadas incidentalmente junto aos costões rochosos em Ubatuba-SP, se enroscam nas redes de espera durante o dia, período em que estão ativas alimentando-se de algas. Durante a noite, elas permanecem horas em repouso, diminuindo o risco de ficarem presas nas redes. Por essa razão, o Tamar organizou no município reuniões com os pescadores artesanais para apresentar resultados da pesquisa e propor a redução da pesca durante o dia.

O principal argumento é o fato das espécies-alvo (peixes de interesse comercial) da pesca na região terem hábito contrário ao das tartarugas marinhas, sendo mais ativas durante a noite, período em que são mais capturadas. Como defende o coordenador do Tamar em Ubatuba, Henrique Becker, "pudemos comprovar que a mudança na forma de pescar com estas redes costeiras contribui muito para a proteção das tartarugas, com mínimo prejuízo à atividade dos pescadores. Propomos que eles priorizem manter as redes na água somente à noite, quando maior quantidade de peixes poderá ser obtida e menor será a interação com as tartarugas".

Segundo Becker, a maioria dos pescadores concordou com os resultados da pesquisa, além de apontar pontos positivos e dificuldades na mudança da prática de pesca. Deve-se levar em conta questões importantes como a segurança na navegação noturna, por exemplo. Grande parte dos pescadores que praticam esta pescaria no município já participaram de outros encontros sobre o mesmo tema e acompanharam o desenvolvimento da pesquisa, manifestaram suas opiniões. Outros, que não puderam participar das reuniões, foram visitados pela equipe do Tamar em seus locais de trabalho e receberam também as informações.

Turtle de pente ou legítima

-

Visitors Center

More information - View previous information