Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Aniversário de 35 anos teve comemorações com grandes artistas

30/01/2015 - Stanley Jordan, Armandinho, Lenine, Ivete Sangalo e muitos outros amigos festejaram que tem muito mais tartarugas no mar. Leia mais. ↓

Stanley Jordan e Dudu Lima

O Tamar começou a comemorar em novembro/2014 seu aniversário de 35 anos de trabalho pela conservação das tartarugas marinhas no Brasil, alcançando a marca de 2 milhões de filhotes protegidos por ano. Houve apresentações de Lenine em Fernando de Noronha-PE (21/11) e Ubatuba-SP (30/11) e dois shows patrocinandos pela Petrobras, na Praia do Forte-BA (5/12) e em Aracaju-SE (6/12), que reuniram importantes nomes da música: o guitarrista norte-americano Stanley Jordan com Dudu Lima, Mamão, Ricardo Itaborahy; o fadista português Nuno da Câmara Pereira; Saulo com Luciano Calazans; e o rei da guitarra baiana Armandinho. Nos ensaios, canjas de Ivete Sangalo e Armandinho, Xangai, Duda Diamba. Teve até bolo em formato de tartaruga. Uma tartaruga-de-pente chegou de surpresa e fez um ninho ao lado do centro de visitantes na Praia do Forte. Os filhotes nasceram no dia 30/01/2015 e foram para o mar em segurança.

Praia do Forte-BA

Tartaruga-de-pente Ivete Sangalo e Armandinho deram um deliciosa canja nos ensaios 

  

"Ficamos muito felizes com tantos amigos que puderam comemorar conosco. Apresentamos números positivos sobre a conservação das tartarugas marinhas ao público, mostramos porque tem muito mais tartarugas no mar", alegra-se Guy Marcovaldi, coordenador nacional e um dos fundadores do Projeto Tamar. "Cada artista que conhece e apoia nosso trabalho, leva para onde vai a mensagem da proteção às tartarugas e aos oceanos. Eles são multiplicadores dessa mensagem, de atitudes mais conscientes em relação à natureza, e trazem também muitas pessoas que nunca vieram ao Tamar. Isso é muito significativo, pois essas pessoas passam a conhecer, a se sensibilizar pela causa, e a atuar junto conosco para proteger as tartarugas, os locais onde elas fazem seus ninhos e também sua vida no mar".

Aracaju-SE

  

 Workshop com Stanley Jordan e Dudu Lima no Oceanário de Aracaju 

No Oceanário de Aracaju (6/12), Armandinho, Stanley Jordan, Dudu Lima, Mamão e Ricardo Itaborahy deram um showzaço pelos 35 anos do Tamar. Cerca de 800 pessoas apreciaram um verdadeiro espetáculo e se encantaram com a virtuosidade dos músicos. César Coelho, coordenador do Tamar em Sergipe, apresentou os números alcançados pelo Projeto na proteção às tartarugas marinhas no Brasil. A banda sergipana Coutto Orchestra encerrou a noite em grande estilo. No dia seguinte, trinta e cinco músicos de Sergipe participaram de um workshop de técnica musical com Dudu Lima e Stanley Jordan.

Praia do Forte-BA

  

  

No dia 16/12, a banda Móveis Coloniais de Acaju fez um ensaio aberto na Praia do Forte dedicado aos 35 anos do Projeto. Os músicos participaram do primeiro dia de funcionamento do Restaurante do Tamar, que traz novidades para os visitantes. No palco, a banda executou uma das canções mais tocadas nos centros de visitação, "Mergulha e Voa", de autoria própria, com as crianças e adolescentes do Coral do Mar e com a banda Casco Cabeça, emocionando a todos. As outras músicas, pra fente, positivas, de fazer pular, girar ciranda e chacoalhar a alma de alegria, foram curtidas até a última gota por cerca de 400 pessoas. Após a apresentação, André Gonzales (vocalista), acompanhou até o mar uma tartaruga-de-pente que precisava voltar para casa. 

Saiba mais:

Lenine parabeniza os 35 anos do Projeto Tamar

Aos 35 anos, Tamar salva mil vezes mais - Estadão

Projeto Tamar é referência nacional na preservação de tartarugas marinhas - A Bahia que a gente gosta

 

Turtle de pente ou legítima

-

Visitors Center

More information - View previous information