Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Tamar comemorou aniversário e parceria com pescadores em Ubatuba

19/12/2014 - Mais de duas mil pessoas participaram do IV Amigo Pescador. Leia mais. ↓

Parabéns especial com a galera e Lenine no palco

No domingo de 30 de novembro, mais de duas mil pessoas participaram do IV Amigo Pescador. O evento cultural comemorou  os 24 anos de atividades do Tamar em Ubatuba-SP e os 35 anos do Tamar no Brasil, homenageando pescadores parceiros das tartarugas marinhas que colaboram com o trabalho de conservação e pesquisa na região.

Com o patrocínio da Arcor do Brasil, a festa começou pela manhã, na Praia do Itaguá, com a tradicional Corrida de Canoas Caiçaras. O percurso teve cerca de 9 quilômetros, semelhante ao das corridas originais na metade do século passado, e foi percorrido pelas canoas em pouco mais de uma hora. Houve a liberação ao mar de tartarugas capturadas na pesca e entregues por pescadores ao Tamar, que emocionou quem estava na praia.

À tarde, aconteceram a premiação dos remadores da Corrida de Canoas e a 'Dança da Fita', apresentada pelos moradores tradicionais do bairro do Itaguá. A banda do Movimento Tamarear, Os Cascudos, interpretou canções com temas sobre a história do Tamar, a vida das tartarugas e a conservação desses animais e dos oceanos. O grupo Barbatuques, referência internacional em música corporal, encantou o público, não apenas as crianças, também os adultos se divertiram interagindo com os músicos.

A programação noturna teve apresentação do cantor Luís Perequê e sua banda. Talentoso músico e compositor da cidade de Paraty/RJ, Perequê já se apresentou diversas vezes no palco do Tamar e tem no público de Ubatuba diversos admiradores que cantaram junto com ele várias de suas canções. 

A tão aguardada apresentação do cantor e compositor Lenine, que lotou de fãs o centro de visitação do Tamar, emocionou a todos de forma surpreeendente! Grande parceiro das tartarugas marinhas e do Tamar, Lenine participa do trabalho musical do Projeto compondo, interpretando canções e ajudando a ampliar o alcance da mensagem da conservação das tartarugas marinhas e dos oceanos por onde passa. Com a equipe do Tamar Lenine finalizou a apresentação com o tradicional “Parabéns a você” para o aniversariante.

Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e o apoio do Título de Capitalização Bradesco Pé Quente. Atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais. Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.

Veja alguns momentos dessa festa:

 

Turtle Cabeçuda ou Mestiça

-

Visitors Center

More information - View previous information