Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Tamar comemora aniversário e parceria com pescadores em Ubatuba

20/11/2014 - Dia 30 de novembro, a partir das 10:00hs, participe do IV Amigo Pescador. Leia mais. ↓

Corrida de canoa caiçara

Dia 30 de novembro, a partir das 10:00hs, o Projeto Tamar realiza o IV Amigo Pescador, evento cultural que homenageia os pescadores parceiros das tartarugas marinhas que desde 1991 colaboram com a conservação e a pesquisa na região. Este ano, vai também comemorar o aniversário do Tamar em Ubatuba-SP. Com o patrocínio da Arcor do Brasil, a festa começa na Praia do Itaguá com a tradicional Corrida de Canoa Caiçara e a soltura de tartarugas marinhas que foram reabilitadas A participação de pescadores, remadores e mestres canoeiros vai deixar o evento ainda mais especial. A premiação será realizada no palco do Tamar que fica no centro de visitantes.

A comemoração segue às 15:30, com a apresentação da 'Dança da Fita do Itaguá', coreografia originária do folclore europeu que ainda é praticada em alguns pontos das regiões sul e sudeste do país.  Na sequência, às 16:00, a banda do Movimento Tamarear, Os Cascudos, interpretará canções do Tamar com letras que remetem à história do Projeto e à conservação das tartarugas marinhas e dos oceanos. Criada no final de 2009, a banda iniciou a carreira em Ubatuba interpretando músicas do primeiro CD do Tamar. Com músicos locais, mantém a mesma formação desde o início, com André Ramos na guitarra, Rafael Furtado no baixo, Wanderley Alves na bateria e Ieda Terra no vocal.

Às 17:00, sobe ao palco o grupo Barbatuques, formado por 15 integrantes, quase 20 anos de carreira, referência internacional em música corporal, produtor de ritmos e melodias a partir de efeitos de voz, palmas, estalos, batidas de mãos e pés em sintonia. O resultado é surpreendente. Atua por todo o Brasil e exterior, com sólida agenda no meio artístico, corporativo e pedagógico.

A partir das 19:30, Luís Perequê e sua banda se apresentam. Talentoso músico e compositor da região, Luís Perequê é considerado o principal interlocutor da Cultura Caiçara. Nascido em Paraty, sul do estado do Rio de Janeiro, captou e traduziu como ninguém em suas canções a cultura e o modo de viver do caiçara, assim como as transformações sociais originadas da construção da BR-101.

A partir das 21:00, o músico, cantor e compositor Lenine, fará o encerramento do evento com uma apresentação especial. O músico é um grande parceiro das tartarugas marinhas e do Tamar, participa do trabalho musical do Projeto, compondo, interpretando canções e ajudando a ampliar o alcance da mensagem da conservação dos oceanos e das tartarugas por onde passa.

Clique na imagem p/ ampliar o cartaz.

Mais informações: (12) 3832-6202 e 3832-7014.

Movimento Cultural Tamar

O projeto pretende levar continuamente ao centro de visitantes do Tamar Ubatuba-SP espetáculos musicais e oficinas com o intuito de atender à demanda da comunidade de um maior contato com as expressões artísticas da região e de outros estados do nosso país. O projeto também busca  consolidar a base do Tamar como um espaço cultural para a cidade, podendo utilizar a arte, em especial a música, como uma importante ferramenta de educação ambiental, contribuindo com a conservação da tartarugas marinhas.

Arcor e a Tortuguita

O Grupo Arcor é uma empresa global, de origem Argentina, exportadora de guloseimas do Brasil, Argentina e Chile e uma das maiores fabricantes de chocolates da América Latina. É líder mundial na produção de balas e também a maior empresa do segmento de biscoitos da América do Sul, com 20 mil colaboradores e 39 fábricas. A Tortuguita foi lançada em 1995, no Brasil, e tem como alvo o mercado infantil, consumidores entre 4 a 9 anos, que se identificam com a marca. Com o passar do tempo a personagem cresceu e mostrou ter afinidade também entre os pré-adolescentes, na faixa de 7 a 11 anos. “A Arcor oferece Momentos Mágicos e é isso que queremos proporcionar para as crianças, por isso investimos em parcerias que atendam o perfil do nosso consumidor,” explica, Loredana Mariotto, Diretora de Marketing da Arcor do Brasil. Mais informações: www.arcor.com.br

Projeto Tamar 

Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e o apoio do Título de Capitalização Bradesco Pé Quente. Atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais. Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.

Turtle Cabeçuda ou Mestiça

-

Visitors Center

More information - View previous information