Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Apresentação do Coral do Mar com a banda da Marinha do Brasil encantou o público

01/10/2014 - Abertura das exposições simultâneas do Tamar Praia do Forte e do Museu Náutico da Bahia. Leia mais. ↓

Coral do Mar e Banda da Marinha sob regência de Luciano Calazans e Suboficial Músico Adilson Costa.

O Coral do Mar e a banda da Marinha do Brasil fizeram uma apresentação que encantou o público na abertura oficial das exposições 'Coleções que contam história' e 'Projeto Tamar 35 Anos'. Foi no centro de visitação do Tamar da Praia do Forte (26/09), onde está parte do acervo do Museu Náutico da Bahia. Houve troca de homenagens, agradecimentos e menções à fundamental parceria entre a Marinha e o Tamar, ao empenho e esforço de todos na causa da conservação das tartarugas e dos oceanos. Mais de 20 milhões de filhotes já foram protegidos em 35 anos de trabalho e os resultados positivos se devem à união de pessoas para fortalecer as ações necessárias em nosso litoral para garantir a sobrevivência desse animais ameaçados de extinção.

A noite teve canções conhecidas com arranjos floridos, de primavera, como Aquarela de Toquinho e Vinícius, Minha Pequena Eva da banda Rádio Taxi, Raiz de Todo Bem de Saulo Fernandes, Tantinho de Carlinhos Brown, entre outras que povoaram a atmosfera com a sonoridade brilhante dos melhores músicos, de arrepiar.

Como parte da programação da 8ª Primavera dos Museus, as exposições ficam abertas até o final de novembro/2014. O Museu Náutico da Bahia (no Farol da Barra, em Salvador) abriga uma mostra da trajetória do Tamar para proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Já o Museu a Céu Aberto da Tartaruga Marinha (centro de visitação do Tamar na Praia do Forte-BA) acolhe parte do rico acervo do Museu Náutico, que apresenta um panorama dos primórdios e da evolução da história marítima.

Coral do Mar - O Coral do Mar é formado por crianças da comunidade da Praia do Forte-BA. São selecionados anualmente cerca de 20 meninos e meninas, entre 8 e 14 anos, que recebem (desde que frequentem a escola regular) aulas semanais de teoria musical, ministradas pelo instrumentista e compositor baiano Luciano Calazans, que é diretor musical do Movimento Tamarear. O Coral do Mar é também integrante do Movimento Tamarear, e é principalmente mais uma ação de inclusão social e educação ambiental do Projeto Tamar. A formação musical das crianças das comunidades vem sendo desenvolvida desde o início de 2010, com o objetivo de fomentar a cultura e sensibilizar as pessoas quanto a causa ambiental. Além de trabalhar a expressão e estimular a criatividade, o processo de aprendizagem através da música contribui com a formação de seres pensantes, atuantes em seus contextos, seguros de si e conscientes de sua responsabilidade no mundo que os cerca. Participaram dessa linda apresentação os alunos: Amanaira dos Santos Vale, Ametista Silva dos Santos, Ana Julia Santana Amorim, Ana Lucia Regis Araujo, Barbara Santos Sena, Caique Soares, Cintia Alves, Daniel dos Santos Dias, Eva Glória Nascimento Ribeiro, Kauai França Presta, Kethelly Batista Barbosa Santos, Leonarda Almeida Ramos, Lucas Alves Dias Westerich, Marcio Soares, Mariana de Santana Amaral, Melissa Benedita Barbosa Sena, Michel Leandro Teles da Silva, Pedro Henrique S. Amaral, Samaúma Terra dos Santos Vale, Seiva Flor Silva dos Santos, Simão Juan da Silva Muñoz, Stela França Alves, Vinicius Carvalho Sapieza.

Homenagens - Após as apresentações e antes de visitar em conjunto e convidar a comunidade a ver a exposição, o coordenador do Projeto Tamar, biólogo Gustave Lopez, homenageou a Marinha do Brasil através do Capitão-de-Fragata Roberto Sampaio de Barros, Encarregado do Serviço de Sinalização Náutica do Leste, e o Capitão-de-Mare-Guerra (RM1) Reuben Bello Costa, Administrador do Museu Náutico da Bahia. Recebeu com alegria o brasão do 2º Distrito Naval, que ficará no centro de visitação da Praia do Forte. Falaram sobre a importância dos acervos dos museus e das visitas das pessoas para prestigiar e valorizar a nossa memória marítima, da participação da população na proteção às tartarugas e aos oceanos e na certeza de que vigilantes e comprometidos podemos juntos melhorar a qualidade da vida ao nosso redor. Também prestigiou o evento Capitão-de-Corveta Liz Bomfim Nunes Almeida, Encarregada da Divisão de Pessoal do Comando do 2° Distrito Naval, e compartilhou da regência da banda da Marinha o Suboficial Músico Sampaio. Agradecimentos especiais à presença ilustre do último faroleiro do Farol Garcia D'Ávila, Seu Cajueiro, grande amigo das tartaruga marinhas e do Tamar e a todos os amigos da comunidade, pescadores, marinheiros, visitantes e autoridades que compareceram. 

Confira o vídeo de uma das canções, Aquarela de Toquinho e Vinícius, executada pelo Coral do Mar acompanhado da banda da Marinha do Brasil:

Turtle Verde ou Aruanã

-

Visitors Center

More information - View previous information