Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Pesquisadores querem saber mais sobre a população de tartarugas-oliva no Brasil

06/08/2014 - Análise de série histórica de dados vai mostrar parâmetros demográficos essenciais sobre a população dessa espécie no país. Leia mais. ↓

Tartaruga-oliva

O trabalho conjunto de equipes do Projeto Tamar da Bahia e de Sergipe em parceria com Manjula Tiwari, pesquisadora do programa de ecologia e avaliação de tartarugas marinhas da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional - EUA), na Califórnia, analisa série histórica de dados coletados em temporadas reprodutivas das tartarugas monitoradas pelo Tamar no Brasil de 1999 a 2014. Graças à padronização e sistematização dos registros é possível compreender parâmetros demográficos essenciais sobre a população de tartarugas-oliva (Lepidochelys olivacea) no país.

A análise vai permitir avaliar ao longo do tempo parâmetros, como por exemplo, o número de ninhos por fêmeas, o que viabiliza contabilizar a quantidade de indivíduos desovando por temporada; o intervalo de tempo que cada indivíduo desova em uma mesma temporada, chamado intervalo internidal; e entre temporadas, chamado de intervalo de remigração (para retornar da área de alimentação para a área de desova); a fidelidade das fêmeas a um mesmo trecho de praia para fazerem seus ninhos, dentre outros, conta a coordenadora de pesquisa e conservação do Tamar, Neca Marcovaldi.  Os dados possibilitarão testar várias hipóteses e responder questões essenciais para tomadas de decisão e planejamento para a conservação desses animais nos próximos anos, diz Neca.

A análise concluída será submetida a periódico científico para divulgação dos resultados e compartilhamento do conhecimento sobre a espécie. Das cinco que ocorrem no Brasil, a tartaruga-oliva é a que tem comprovadamente maior tendência de crescimento populacional por ano (12,3% de 2004 a 2011). O registro de concentração regular de desovas em números significativos acontece apenas em um trecho de praia entre o litoral sul do estado de Alagoas e o litoral norte da Bahia, com maior densidade de ninhos no estado de Sergipe, tornando-a espécie de tartarugas marinhas mais vulnerável às ameaças e mudanças no habitat.

História - As tartarugas-oliva no Brasil deixaram de ser importantes apenas localmente. As praias de Sergipe e da Bahia abrigam as mais relevantes áreas de reprodução dessa espécie no oceano Atlântico Ocidental. A base de pesquisa de Pirambu foi a primeira a ser criada pelo Tamar, em 1981. Nesta época, pouco se sabia sobre o comportamento reprodutivo das tartarugas marinhas. Os pescadores preferiam as noites de lua cheia para facilitar a localização e a coleta das desovas. Os ovos eram uma iguaria famosa, encontrada em Pirambu e até em Aracaju. Era preciso caminhar muito e ser muito insistente para conseguir encontrar e assistir a "dança" das raras olivas. A transferência do conhecimento tradicional dos pescadores para os pesquisadores foi essencial para iniciar o trabalho conservação, explica a coordenadora técnica do Tamar em Sergipe, Jaqueline Comin de Castilhos. Na Costa Rica, no México e na Índia, as fêmeas sobem às praias para desovar em grandes grupos que chegam a totalizar 100 mil indivíduos por “arribada”.

Turtle Cabeçuda ou Mestiça

-

Visitors Center

More information - View previous information