Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Recorde de ninhos de tartarugas de pente no Rio Grande do Norte

26/06/2014 - Rio Grande do Norte registra número recorde desde o inicio das atividades do Tamar na área, que abriga a maior densidade de ninhos de tartaruga-de-pente no Atlântico Sul. ↓

No litoral sul do Rio Grande do Norte, ao longo de 42 km de praias entre Natal e a divisa com a Paraiba o Projeto TAMAR protege e monitora, em média 800 ninhos de tartarugas marinhas  a cada ano, desde 2000. As praias protegidas são a da Barreira do Inferno (Natal/Parnamirim), Malembá (Senador Georgino Avelino), Pipa e Sibaúma (Tibau do Sul), Barra do Cunhaú (Canguaretama) e Baía Formosa.  Cerca de 98% dos ninhos registrados na área são da tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), espécie criticamente ameaçada de extinção no Brasil e no Mundo.

Nesta região, a temporada reprodutiva ocorre em período diferente de outras praias  de desova monitoradas pelo TAMAR no Brasil.  Inicia em novembro e acaba no mês de maio;  os últimos ninhos nascem entre  de julho e agosto. Nesta temporada de desova 2013/2014 foram registrados 956 ninhos, número recorde desde o inicio das atividades do Tamar na área, que abriga a maior densidade de ninhos dessa espécie no Atlântico Sul.      

Esse resultado reforça  a importância do  litoral sul Potiguar para a recuperação e manutenção de um importante patrimônio genético que ocorre em nosso país.

Turtle Oliva

-

Visitors Center

More information - View previous information