Home
Sea Turtles
Visitors
Student
Communities
Press

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Read more

Newsletter Release

Conheça a história do pescador de Regência

31/03/2014 - A exposição resgata as memórias de pesca da região e valoriza o ofício, no Centro Ecológico de Regência. Leia mais. ↓

A abertura da exposição 'História de Pescador', evento que integra o Projeto Pescador Cidadão, desenvolvido na Vila de Regência/ES, reuniu no dia 6 de março/2014, no Centro Ecológico de Regência, pescadores e seus familiares para celebrar a profissão do pescador. A exposição foi organizada com o objetivo de fazer o resgate das memórias de pesca e valorizar o ofício. A ideia surgiu durante a realização do censo pesqueiro, quando um dos pescadores de Regência questionou a inexistência de uma iniciativa na região que resgatasse a história da pesca local. A partir deste momento, foram reunidos diversos petrechos, registros fotográficos e relatos pesqueiros para integrar a exposição. 

As 150 pessoas presentes no evento puderam ver o lançamento do documentário “História de Pescador”, realizado pela equipe de pesca da temporada 2013/14 do Projeto Tamar de Regência. O vídeo se fundamenta no testemunho de pescadores sobre o cenário atual em contraste com o que vivenciaram em outros tempos, além de causos e verdadeiras histórias de pescador. Para embelezar ainda mais o evento, houve apresentação da banda de Congo de Regência e de malabares.

O evento e a exposição reforçam o trabalho na comunidade de Regência, em parceria com a Prefeitura Municipal de Linhares. O Tamar recebe na região o apoio dos pescadores para a conservação das tartarugas marinhas, seja no resgate de tartarugas encalhadas nas praias, ou durante as pesquisas, ou na troca de conhecimentos ou mesmo no intercâmbio de informações para a proteção desse animais. Como conta o coordenador do Tamar/ES, Joca Thome, só na temporada reprodutiva 2013-14, com ajuda e orientação dos pescadores locais, foram liberadas cinco tartarugas-de-couro (Dermochelys coriacea) das redes de emalhe da região da foz do rio Doce, único local no Brasil com desovas regulares dessa espécie ainda ameaçada de extinção.

 

Turtle de couro ou gigante

-

Visitors Center

More information - View previous information